Chuvas em Cabinda animam camponeses

     Economia           
  • Cabinda     Sexta, 19 Fevereiro De 2021    18h14  
Produção de hortícolas
Produção de hortícolas
Pedro Vidal/Arquivo

Cabinda- As chuvas que caiem em Cabinda, desde a segunda quinzena de Janeiro, último têm vindo a devolver esperança aos agricultores, que almejam uma boa safra para a presente época agrícola 2020/2021.

Com a retomada das chuvas, depois de cerca de mais de dois meses de interrupção, as expectativas de colheita são mais animadoras e optimas, segundo o secretário provincial da agricultura, André Fuca, em declarações à ANGOP, hoje.

Sobre o assunto, o responsável disse que, como era previsível, as águas pluviais acumuladas durante a ausência das chuvas, passaram a cair mais do que o normal, podendo criar embaraços ou até mesmo estragos, nas culturas e no meio ambiente.

"Cabinda terá bons resultados nesta campanha agrícola 2021, sendo que as chuvas vieram desanuviar as preocupações sobre o fenómeno estiagem, garantindo que a campanha agrícola não será comprometida", expressou.

Para a presente época, cinco mil famílias beneficiaram de terras preparadas, para produzir cerca de 700 toneladas de produtos diversos, nomeadamente mandioca, amendoim, batatas doce, inhame e macoco, feijão macunde, banana e outros.

Com terras aráveis para a adaptação das variedades de culturas para o fomento da agricultura famíliar e das associações de camponeses e agrícolas, o governo preparou 180 hectares de terras mecanizadas.

Nesta campanha em curso, para além na disponibilização de 4 milhões de dólares americanos para projectos de cadeias de valor com o propósito de incentivar o cultivo de café, cacau, palmar, laranjeiras e tangerineiras.

 

 

 





+