Governador quer empresários a investir no ramo agrícola

     Economia           
  • Cabinda     Quinta, 19 Agosto De 2021    12h20  
Governador de Cabinda, Marcos Nhunga, visita infraestruturas para criação de gado suíno e aves na zona sul da província
Governador de Cabinda, Marcos Nhunga, visita infraestruturas para criação de gado suíno e aves na zona sul da província
Angop

Cabinda – O governador provincial de Cabinda, Marcos Alexandre Nhunga, convida empresários investirem no ramo agro-pecuário, tendo em conta as potencialidades hídricas e de terras aráveis que a região ostenta.

Marcos Nhunga, que quarta-feira visitou algumas unidades agro-pecuárias dos municípios sede de Cabinda e Cacongo, constatou níveis satisfatórios que garantem, num futuro breve, uma produção capaz de dar oferta suficiente nos mercados locais.

O propósito da visita do governador é de incentivar o empresariado local do ramo a tornar Cabinda em auto-suficiente na produção de carne suína e de aves (galinha), do milho, soja e feijão que têm suporte nos programas de combate à fome, à pobreza e da  cadeias de valores.

Na ocasião, o chefe do departamento veterinário da Secretaria Provincial da Agricultura, Luís Casimiro, a província conta com duas incubadoras e que até finais deste ano vai se produzir cerca de 10 mil ovos/dia contra os cerca de cinco mil produzidos actualmente na comuna de Dinge, município de Cacongo.

O governo da província de Cabinda lançou em Maio de 2020 na aldeia de Santu Muno, município de Cacongo, o programa de criação reprodução e consumo de aves para o combate à fome e à pobreza, com a distribuição de pintos, caprinos e suínos e a construção de apriscos e galinheiros no intuito de produzirem ovos, carnes de aves e suínos para a auto-suficiência alimentar e obtenção de rendimentos.

 





+