Pista do Aeroporto Maria Mambo Café recebe trabalhos emergencias

     Economia           
  • Cabinda     Segunda, 11 Dezembro De 2023    14h14  
Aeronave da TAAG do modelo Dash-8 (arquivo)
Aeronave da TAAG do modelo Dash-8 (arquivo)
António Escrivão - ANGOP

Cabinda – A pista de aterragem e descolagem do Aeroporto Maria Mambo Café, em Cabinda, está a receber trabalhos emergencias no âmbito das melhorias operacionais.

Contactada, hoje, segunda-feira, pela ANGOP, o responsável do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA-S.A.) Francisco Neto, fez saber que a empreitada,  que visa as melhoria da condição dos pavimentos da pista de aterragem e descolagem, teve início na madrugada do dia 10 de Dezembro do corrente ano.

Referiu que os trabalhos que se cingem, na plataforma e stands, na pista, não vão provocar interrupção nas operações normais das aeronaves, que operam em Cabinda, das 5 horas até as 23 horas.

´´O aeroporto continuará a receber voos regulares e não regulares das companhias aéreas, no horário habitual das 5 horas até as 23 horas. A referida intervenção será executada por fases e no período nocturno, logo que o último voo ou serviço do dia termine, que é as 23H00´´, disse.

Salientou também que essa intervenção na pista será em fases, cuja primeira arrancou domingo, com duração de sete dias úteis, e as restantes fases terão início no próximo mês de Janeiro de 2024.

O SGA quer desenvolver um conjunto de acções para adequar os meios, equipamentos e infra-estruturas aeroportuárias aos padrões e práticas recomendadas pela Autoridade da Aviação Civil Nacional e garantir maior segurança das operações aéreas no aeroporto.

O Aeroporto Maria Mambo Café é o segundo mais movimentado nas operações de voos domésticos ao nível do país, depois do aeroporto doméstico 4 de Fevereiro em Luanda, onde semanalmente operam, cerca de trinta (30) voos da companhia aérea TAAG, para além de outras aeronaves ligadas à actividade de apoio a indústria petrolífera.

A SGA, uma sociedade comercial anónima com o estatuto de empresa de domínio público, dotada de personalidade, capacidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tem por objectivo o direito de explorar o serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil, consubstanciado no estabelecimento, gestão e desenvolvimento de infra-estruturas aeroportuárias.PL/AC





+