Quatrocentos expositores participam da II edição da Feira da Banana

     Economia           
  • Cabinda     Sexta, 27 Outubro De 2023    17h55  
Exposição da Primeira Edição da Feira da Mandioca e Banana
Exposição da Primeira Edição da Feira da Mandioca e Banana
Pedro João-ANGOP

Cabinda - Quatrocentos expositores, dos quatros municípios da província de Cabinda, participam na II edição da Feira da Banana e Mandioca, que arrancou na quinta-feira, numa promoção da Secretaria Provincial para Desenvolvimento Económico Integrado.

Durante três dias, a montra que decorre sob o lema “Fomentar a produção para diversificar as exportações”, visa facilitar os camponeses e agricultores da região a venderem os seus produtos do campo.

No acto de abertura, a Secretária Provincial para Desenvolvimento Económico Integrado em Cabinda, Cândida dos Santos, ressaltou que o lema escolhido para esta edição traduz na realidade a contínua preocupação do Governo, quanto as medidas e politicas para a diversificação da economia.

´´A identificação do potencial produtivo das culturas da banana e da mandioca, fomento do seu aumento, capaz de estruturar uma cadeia de valores aos que procura os alimentos saudáveis,  é uma tendência mundial", asseverou.

Por seu turno, o vice-governador de Cabinda, para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, em representação da governadora de Cabinda Mara Quiosa, sublinhou que é oportuno a realização das feiras da banana e da mandioca, num momento em que o Executivo angolano aprovou o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) para 2023-2027, que dentre outros objectivos perspectivam a diversificação da económica sustentável com muitos eixos centrais.

Acrescentou ainda que este evento revela a força do povo de Cabinda que aposta na produção agrícola e apresentam resultados satisfatórios.

A exposição está patente no mercado do Cabassango, arredores da cidade de Cabinda, e  que conta também,pela primeira vez, com as presenças de feirantes das províncias do Cuanza-Sul e do Zaire.

Prevê-se arrecadar nesta segunda edição mais de 52 milhões de kwanzas.

Na primeira edição, realizada no mês de Julho deste ano, a exposição arrecadou mais de 45 milhões de kwanzas, com uma participação de 400 expositores.ING/PL/AC

 

 

 

 

 





+