Cacuaco executa projectos avaliados em 30 mil milhões de kwanzas

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 11 Janeiro De 2024    21h30  
Participantes ao Fórum Municipal de Auscultação realizado pela Administração de Cacuaco
Participantes ao Fórum Municipal de Auscultação realizado pela Administração de Cacuaco
Herlander Massaqui-ANGOP

Cacuaco – Trinta mil milhões de kwanzas vão ser usados na execução, no presente ano (2024), de vários projectos sócio-económicos no município de Cacuaco, no quadro da continuidade do Programa de Investimentos Públicos (PIP) iniciados em 2023.

O facto foi avançado hoje, quinta-feira, pelo administrador local adjunto para a área financeira, Délsio Ribeiro, na apresentação do orçamento municipal do ano em curso, durante a 1ª Sessão do Conselho Municipal de Concertação Social.

Como prioridade foi reafirmada a continuidade de execução de certas acções nas vertentes da saúde, educação, energia e águas, saneamento básico, asfaltagem ou terraplanagem de vias de acesso, entre outras, que em 2023 não foram cumpridas por falta de recursos financeiros.

“Para o presente ano (2024), temos orçamento suficiente para a execução desses projectos”, garantiu Délsio Ribeiro, para quem tal orçamento insere-se na continuidade da projecção de execução de 2023 no quadro do Programa de Investimento Público (PIP).

Já o administrador municipal, Auzílio de Oliveira Jacob, realçou que em 2023 não foram cumpridas as recomendações do Conselho passado, considerando o período “atípico”, por não terem acesso de recursos para trabalhar.

Assim sendo, esclareceu,  todos projectos programados para esse período de 2023 devem ser repostos e continuados no ano em curso (2024).

Reiterou que Cacuaco tem um plano de desenvolvimento com metas nos sectores fundamentais como da saúde, água, energia, educação (aumento do número de salas e de professores), entre outros.

Além da apresentação das acções e orçamento para o ano de 2024,  o fórum, que congregou mais de 100 participantes, debateu também questões da concessão do Direito Fundiário aos jovens, da toponímia, as que tem a ver com o FADA- Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, entre outros. SEC/AC

 





+