Cadeia de Kivanda aposta na piscicultura

     Economia           
  • Zaire     Quinta, 21 Março De 2024    17h00  
Projecto agrícola e de psicultura na cadeia de Kivanda, no Soyo, Zaire
Projecto agrícola e de psicultura na cadeia de Kivanda, no Soyo, Zaire
Pedro Vidal-ANGOP

Soyo - Um projecto de criação de peixe (tilápia) em tanques naturais de água doce está a ser implementado desde finais do ano passado na unidade penitenciária de Kivanda, localizada na comuna de Mangue Grande, município do Soyo, província do Zaire.

Em reprodução estão dois mil e 200 peixes da referida espécie em quatro tanques, segundo o chefe de secção interino da área produtiva da referida instituição prisional, André José, que falava esta quinta-feira à ANGOP.

O responsável avançou que a meta proposta, para os próximos dois meses, é a abertura de mais 11 tanques para atingir uma cifra aproximada de 20 mil tilápias, produção destinada à melhoria da dieta alimentar dos reclusos.

Explicou que o excedente poderá ser comercializado no mercado da sede municipal do Soyo, cujos rendimentos servirão para garantir a sustentabilidade do projecto, sobretudo, na aquisição da ração.

A fonte disse que o período de maturação da tilápia é de seis meses, pelo que está prevista, dentro de dois meses, a primeira captura para o consumo.

O projecto de piscicultura está a ser implementado na ribeirinha de uma lagoa localizada nas proximidades desta cadeia de Kivanda, dimensionada para acolher 220 reclusos de ambos os sexos.

André José, referiu-se, também, à produção agrícola, frisando que foram preparados e cultivados quatro hectares de mandioca e dois de batata-doce, para além de outros produtos.

A unidade prisional de Kivanda dista a 86 quilómetros da cidade do Soyo. PMV/JL

 

 





+