Cadeia do Nkiende produz cerca de quatro toneladas de milho

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 13 Março De 2024    14h55  
Campo de produção de milho
Campo de produção de milho
Aurélio Janeiro

Mbanza Kongo – Cerca de quatro toneladas de milho produzidas na unidade penitenciária do Nkiende, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, começam a ser colhidas na próxima sexta-feira, no âmbito da campanha agrícola 2023/2024.

A informação foi avançada esta quarta-feira, à ANGOP, pelo chefe de secção de inspecção da Direcção Provincial do Serviço Penitenciário do Zaire, inspector prisional-chefe, Jorge Matumona Mabanza.

De acordo com a fonte, no âmbito da campanha agrícola 2023/2024, foram preparados naquele estabelecimento prisional, mais de três hectares de terra, com o envolvimento de 120 reclusos.

Disse terem sido cultivados, para além do milho, a batata-doce e mandioca, cuja preparação dos solos é feita de forma mecanizada.

Acrescentou que a produção agrícola é uma das estratégias dos serviços prisionais em todo o território nacional, com vista a melhorar a dieta alimentar da população penal.

“A prática de agricultura em unidades penitenciários do país, para além de reforçar a dieta alimentar dos encarcerados visa, também, enquadrar os reclusos em actividades socialmente úteis”, referiu.

Localizada a 30 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, a cadeia do Nkiende alberga actualmente mais de 380 reclusos. JL





+