Empresas angolanas dão nota positiva ao Mining Indaba

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 09 Fevereiro De 2023    14h22  
Workshop Sobre Mineração africana indaba
Workshop Sobre Mineração africana indaba
Yambeno Daniel

Cape Town (Do Enviado Especial) - A Conferência Internacional sobre Mineração em África, Mining Indaba, que vinha a decorrer na cidade sul-africana de Cape Town, terminou esta quinta-feira com as empresas angolanas a darem destaque aos resultados alcançados.

Foram intensos três dias networking, conferências, intercâmbios e relançamentos de estratégias de actuação no sector extrativo, reunindo participantes de mais de 51 países do mundo inteiro, que quiseram “Desbloquear o futuro da Mineração em África”, que é, de resto, o tema central da conferência.

As intervenções dos Presidentes das Repúblicas da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshikedi, destacaram a caminhada global rumo à sustentabilidade, indicando o sector de mineração como tendo um papel importante a desempenhar neste processo. 

Já o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, realçou que Angola está atenta à transição energética, permitindo a descoberta de mais minerais para gerar desenvolvimento do país.

Ao proceder o balanço da participação das empresas, a coordenadora da comissão de trabalho do Angola Diamond Potencial, Ana Feijó, realçou o nível de organização das companhias nacionais.

Destacou igualmente a adesão massiva de investidores na sala de conferências da Angola, em que registou lotação esgotada, com investidores ávidos em saber o ambiente de negócios do país.

O director da CATOCA, Benedito Manuel, disse que essa sociedade mineira conseguiu consolidar a estratégia da sua internacionalização, baseada na captação de conhecimento e assumpção da inovação tecnológica.

Já o director da Furi, empresa diamantífera angolana, Luís Ramos enfatizou a coesão das empresas do país, a troca de experiência, bem como o interesse estrangeiro na valorização dos mineiros nacionais.

Angola montou dois stands no Centro de Conferências Internacional de Cape Town, que albergou a 30ª edição desse evento que reúne anualmente vários “players” ligados à mineração no mundo inteiro.

Doze empresas representaram Angola, com destaque para a ENDIAMA, SODIAM, AJ SILVA, Sociedades Mineiras de Catoca, Chitotolo, Yetwene, Furi e Kaixepa, Geosondas, Minbos Resources, Ozango Minerals Hipermáquinas e Shinning Star.

A Conferência Internacional Sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, que já vai na sua 30ª edição, é o maior evento africano de investimentos no sector mineiro e este ano decorre sob lema “Desbloquear o futuro da Mineração em África”, reunindo mais de seis mil conferencistas.

 

 





Notícias de Interesse

+