Caimbambo prevê vacinar seis mil cabeças de gado bovino

     Economia           
  • Benguela     Quinta, 09 Junho De 2022    19h47  
Campanha de vacinação de gado bovino
Campanha de vacinação de gado bovino
Aurélio Janeiro

Benguela - Seis mil cabeças de gado bovino serão imunizadas no município do Caimbambo, província de Benguela, no quadro da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Massiva, em curso, soube hoje, quinta-feira, a ANGOP.

A campanha, que teve início a 30 de Maio e deve durar três meses, é realizada pelo Ministério da Agricultura, através do Instituto dos Serviços de Veterinária, em parceria com os governos provinciais, que delegam a responsabilidade às administrações municipais.

Ela visa imunizar o efectivo animal, prevenir a disseminação de doenças e minimizar os prejuízos económicos e nutricionais do gado.

Segundo o responsável de veterinária do Caimbambo, Avelino Umbi, o município recebeu 60 mil e 500 doses de vacinas, que devem ser ministradas ao efectivo bovino local, estimado em mais de 50 mil cabeças, de forma faseada.

Avelino Umbi informou que, das vacinas recebidas, constam 30 mil contra a pneumonia contagiosa, 10 mil contra o carbúnculo sintomático, 10 mil contra o carbúnculo hemático, 10 mil contra dermatite nodular contagiosa bovina e 500 contra raiva.

Até ao momento, disse, foram já vacinadas 700 cabeças de gado nas comunas de Catengue e na sede do município. O efectivo animal concentrado nas comunas de Caiave, Canhamela e Viangombe, também será vacinado.

A província de Benguela tem um efectivo bovino de mais de 170 mil cabeças, maioritariamente concentrado nos municípios de Caimbambo, Baía Farta, Benguela e Chongoroi.





+