Vila de Calonda terá energia eléctrica da central fotovoltaica

     Economia           
  • Lunda Norte     Domingo, 17 Março De 2024    23h30  
Parque de energia solar do Luena
Parque de energia solar do Luena
Kinda Kyungu - ANGOP

Lucapa - A vila mineira de Calonda beneficiará da energia eléctrica a ser produzida pela central fotovoltaica que está a ser instalada na sede municipal de Lucapa, província da Lunda-Norte.

A vila de Calonda dista 11 quilómetros da sede municipal de Lucapa e, para além do minério (diamante), tem potencial agro-pecuário. 

De acordo com o secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos, que falava sábado  no final de uma visita que efectuou às obras, a referida central terá  capacidade de produzir 7.19 megawatts de energia eléctrica. 

“Inicialmente, a vila de Calonda não estava contemplada, mas tendo em conta o seu potencial minério e agro-pecuário, encontramos uma solução para que a energia a ser produzida na central fotovoltaica beneficie também a localidade”, sublinhou. 

Sem fornecer detalhes da empreitada (o que foi feito até ao momento e o que falta), Arlindo Carlos disse que o grau de execução física das obras é de 93 por cento. 

A ANGOP apurou que já estão instalados os 12.900 paineis solares, os 10 postos de transformação, as estruturas de apoio que compreendem a engenharia civil, bem como concluída a rede de distribuição. 

A central está a ser instalada numa área de três hectares e está avaliada em 19 milhões 706 mil e 428 euros, 80 por cento dos quais financiados pela Suécia e 20% pela África do Sul.

O projecto prevê 700 ligações domiciliares com os dispositivos pré-pagos e a construção de um pavilhão de formação profissional.

Com a conclusão do projecto, os munícipes deixarão de consumir energia de grupos geradores privados, com custos elevados.

“Deixamos orientações para  que se comece a realizar as ligações domiciliares, para que quando a central estiver totalmente concluída a população comece a usufruir da electricidade”, frisou. 

Por outro lado, apelou à população para colaborar com as autoridades, na denunciando casos de vandalização dos equipamentos energéticos e o garimpo de energia eléctrica, para a responsabilização criminal dos dos prevaricadores. HD 





+