Campanha anti-rábica imuniza mais de mil animais de estimação

     Economia           
  • Cunene     Segunda, 04 Julho De 2022    17h40  
Campanha de Vacinação Anti-rábica no Cunene
Campanha de Vacinação Anti-rábica no Cunene
José Cachiva

Ondjiva – Mil e 557 animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, foram imunizados na campanha anti-rábica realizada nos últimos seis meses, na província do Cunene, mais 200 em relação ao mesmo período, em 2021.

Em declarações esta segunda-feira, à ANGOP, o chefe da área técnica do Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV) no Cunene, Félix Augusto, considerou satisfatória a adesão dos criadores de animais de estimação aos locais de vacinação.

Explicou que no ano transacto, devido às restrições impostas pela Covid-19, condicionou a realização, com sucesso, da campanha de vacinação animal, nos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Cahama, Curoca, Namacunde e Ombadja.

Fez saber que a campanha anual é contínua e conta com 25 mil doses de vacinas anti-rábica, pelo que apelou os criadores a vacinarem os animais para estarem prevenidos contra a doença, muito perigosa nas pessoas, caso forem mordidas por cães raivosos.

O responsável informou que, no mesmo período, foi registado uma morte por raiva, no bairro dos Castilhos, em Ondjiva.

Lembrou que desde Maio deste ano, decorre na província, uma outra campanha que prevê imunizar um milhão e 100 mil cabeças de gado bovinos, contra a pneumonia contagiosa bovina, carbúnculo sintomático, carbúnculo hemático e  dermatite nodular.

Félix Augusto disse que na campanha, com duração de 90 dias e que conta com 540 mil doses de PCB, 400 mil doses de carbúnculo sintomático, 300 mil doses de dermatite nodular, estão envolvidos 118 técnicos veterinários.

A raiva é uma doença infecciosa, aguda e mortal transmitida aos mamíferos, através de mordedura de cães, gatos e macacos contaminados pelo vírus. O cão é o principal transmissor da raiva nas zonas urbanas e suburbanas.

A transmissão da doença dá-se do animal infectado para o sadio, através do contacto da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

 





+