Campanha de vacinação de animais com menos adesão no Huambo

     Economia           
  • Huambo     Terça, 04 Outubro De 2022    14h51  
Vacinação de gado bovino (Foto ilustração)
Vacinação de gado bovino (Foto ilustração)
Morais Silva

Huambo - Sessenta e sete mil 411 animais foram vacinados contra patologias diversas, pelo departamento do Instituto Nacional de Veterinária na província do Huambo, durante a campanha 2022, menos cinco mil 733 em relação a de 2021.

A informação foi prestada hoje, terça-feira, à ANGOP, pela chefe da secção Técnica do departamento local de Veterinária, Maria Simão da Silva Chiumbo, ao salientar que os postos de vacinação tiveram menos adesão do que era previsto, talvez por negligência ou desconhecimento da campanha, por parte dos criadores de animais.

A responsável informou que durante a campanha foram vacinados 55 mil 590 bovinos contra a peripneumonia contagiosa, dermatose nodular, carbúnculo hematico e sintomático.

Constam ainda, disse, 11 mil 486 cães, 317 gatos, 16 macacos e dois jumentos, todos contra a raiva.

Maria Chiumbo reprovou o facto de serem as crianças, na maioria das vezes, a se responsabilizar pela vacinação dos animais, quando devia ser da responsabilidade dos adultos, em prol da integridade física dos menores.

Disse que a instituição conta com postos fixos no Huambo e na Caála, com uma média de atendimento, entre 20 a 30 animais, na sua maioria, cães, gatos e macacos.

A província do Huambo tem uma extensão territorial de 35.270 quilómetros quadrados e uma densidade populacional estimada em dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.





+