Campanha de vacinação prevê abranger 18 mil animais no Bailundo

     Economia           
  • Huambo     Terça, 19 Julho De 2022    15h10  
Campanha de vacinação de gado bovino
Campanha de vacinação de gado bovino
Aurélio Janeiro

Bailundo – Pelo menos 18 mil animais, entre bovinos e de estimação, estão previstos para serem vacinados, no quadro da campanha de prevenção contra as doenças infecciosas, aberta hoje, terça-feira, no município do Bailundo, província do Huambo.

Com a duração de 10 dias, os bovinos serão vacinados contra peripneumonia, dermatite nodular, carbúnculo hemático e sintomático, enquanto os de estimação, entre cães, gatos e macacos, deverão ser imunizados contra a raiva, na perspectiva de preveni-los de certas doenças infecciosas que podem, igualmente, perigar à saúde pública.

Em declarações à ANGOP, o director local da Agricultura, Morais Fortuna, referiu ser a primeira a acção,  este ano, com a previsão de abranger as cinco comunas do município do Bailundo, designadamente Bimbe, Hengue, Lunje, Luvemba e Sede.

O responsável disse existir doses suficientes para a vacinação dos animais previstos.

Morais Fortuna apelou às autoridades tradicionais a mobilizarem os criadores, tanto de gado bovino, como de estimação, levarem os animas à vacina.

Na última campanha, realizada em 2021, foram vacinados 16 mil e 30 animais, entre bovinos e de estimação.

O município do Bailundo, com uma extensão de sete mil e 65 quilómetros quadrados, possui uma população estimada em 372 mil habitantes, distribuídos em cinco comunas.





+