Camponeses da comuna do Lombe ganham mercado rural

     Economia           
  • Malanje     Sexta, 25 Março De 2022    19h28  

Malanje- Um mercado rural foi inaugurado hoje, sexta-feira na comuna do Lombe, município de Cacuso, com vista a facilitar a comercialização dos excedentes de produção agrícola das famílias camponesas da localidade.

Situado na aldeia de Quinglês, o mercado foi construído pela Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), com financiamentos do grupo África da Suécia e Total Angola, no valor de 6 milhões de Kwanzas.


Inaugurado pelo administrador municipal adjunto de Cacuso para o sector técnico e infra-estruturas, Celso Dembwe, o estabelecimento ocupa uma área de 200 metros quadrados e vai albergar cerca de 70 produtores.

Na ocasião, o responsável considerou que o mercado vai contribuir no combate à pobreza no seio das comunidades e consequente crescimento da economia, através da geração de rendas, fruto da venda dos produtos agrícolas.

Entretanto, apelou ainda aos beneficiários a conservar o património, uma vez que para além do financiamento externo, os próprios camponeses também comparticiparam.


Por sua vez, a directora da Adra Antena Malanje, Mariana Moita fez saber que a venda dos bens no mercado ora inaugurado será através de feiras do produtor, uma modalidade inovadora de exposição dos produtos que obrigará a manutenção da qualidade dos mesmos, bem como estimular a concorrência e satisfação das necessidades do mercado.

Manifestou a intenção da sua instituição levar o mesmo apoio à outras comunidades, tendo apelado a população da aldeia de Quinglês, no sentido de não vandalizar o mercado, com vista a beneficiar as futuras gerações camponesas e não só.


Enquanto isso, o coordenador do núcleo das associações e cooperativas da regedoria Ngola Mbande, da aldeia de Quinglês, Ambriz Garcia Ferraz enalteceu o gesto da ADRA e parceiros mentores do mercado, cujo projecto vai permitir o aumento da produção dos agricultores familiares e melhorar a venda dos excedentes.


A inauguração do mercado culminou com a abertura da primeira feira agrícola destinada a exposição e venda de produtos do campo.





+