Canadianos atraídos pelo Ouro da Huíla e de Cabinda

     Economia           
  • Huíla     Quarta, 27 Outubro De 2021    09h15  
Ali Gursoy, presidente da empresa canadiana ONOC INC
Ali Gursoy, presidente da empresa canadiana ONOC INC
Amélia Oliveira

Lubango - A empresa canadiana ONOC INC está interessada em investir em know how, na prospecção, extracção e transformação de Ouro nas províncias da Huíla e de Cabinda.

A Huíla tem quantidades de Ouro significativas nos municípios de Chipindo, onde já se explora e na Jamba (em fase de prospecção), enquanto Cabinda deu recentemente início a extracção do metal precioso no município de Buco Zau.

Em declarações à imprensa, durante o primeiro seminário sobre mineração de Ouro Em Angola que decorreu no Lubango, nesta terça-feira, o presidente da empresa ONOC INC, Ali Gursoy, afirmou que encontraram no País um “clima favorável” e estão prontos a trabalhar, não só com o Governo, mas também na busca de parcerias no sector privado.

Informou já ter estabelecido algumas parcerias e outras por rubricar, com a previsão de arrancar efectivamente em 12 ou 18 meses, pois estão já a trabalhar com seis empresas do sector.

“O nosso objectivo é inicialmente criar um bom ambiente de trabalho com as empresas locais e depois começar com o trabalho de prospecção, para seguir um longo período até a exploração. Queremos igualmente montar uma fábrica de transformação de ouro, de acordo a região com maior potencial” explicou.

Considerou que Angola é nova no mercado internacional, mas dentro do programa vão ter um volume de investimentos que pode chegar bilhões de dólares e em várias localidades.

Realçou que prevêem ainda com o projecto criar milhares de empregos para jovens no sector mineiro, que envolve muita força de trabalho e sua respectiva formação.

“A fase de prospecção é que vai determinar o que vamos precisar em termo de investimento, mas para começar prevemos investimentos de milhões de dólares e à medida que formos progredindo vamos aumentar”, continuou.

Referiu que as empresas angolanas estão “bem posicionadas”, no que se refere ao Ouro e têm estado a fazer um “bom trabalho”, o que é importante para poderem posicionar-se no mercado internacional.

Fez saber que as atenções da empresa estão também voltadas às províncias do Uíge, Zaire e Bengo, mas para uma fase a posterior.

A empresa ONOC INC foi fundada em 2007 por Ali Gursoy, na cidade de Calgary, na província de Alberta (Canadá), tem o objectivo de explorar oportunidades de energia no mercado internacional.

Desde seu início, a empresa expandiu e desenvolveu um portefólio global que inclui participações de energia no continente africano, bem como no oriente médio e Europa com parcerias da Turquia.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+