Capitania do Porto Amboim carece de meios para fiscalização

     Economia           
  • Cuanza Sul     Segunda, 25 Outubro De 2021    19h03  

Sumbe – A nova directora-geral do Instituto Marítimo Portuário de Angola (IMPA) no Porto Amboim, Ana Frederico, destacou, esta segunda-feira, a necessidade de reforço de meios e homens para uma maior eficácia na fiscalização da orla marítima do Cuanza Sul.

Esta intenção foi manifestada à imprensa, no acto de tomada de posse, ocorrido no município do Porto Amboim.

De acordo com a capitã Ana Frederico, urge a formação dos funcionários e a aquisição de meios de transporte, visando dar uma resposta eficiente e garantir o controlo e inviolabilidade das águas marinhas do Cuanza Sul.

“Vamos trabalhar fortemente na formação de quadros, na aquisição de mais meios de transporte e recrutamento de técnicos, para facilitar o trabalho dos fiscais ao longo da costa marítima, que é extensa, e corrigir algumas anomalias”, disse.

Actualmente, o IMPA controla 58 efectivos, duas lanchas de resgate, uma viatura Toyota Hyace para o apoio dos trabalhadores e, de acordo com o director-geral cessante, Salustiano Ferreira, precisa-se de pelo menos mais duas lanchas, um barco de grande porte, outros meios técnicos e de transporte.

Ao intervir no acto, Salustiano Ferreira fez saber que ano pós ano, a instituição tem aumentado a arrecadação de receitas, cifradas actualmente em 150 milhões de kwanzas/ano.

“Fruto da árdua fiscalização ao longo da costa marítima e terrestre, o valor das receitas tem aumentado mensalmente para mais de 14 milhões de kwanzas”, afirmou.

Para a directora nacional do Instituto Marítimo Portuário de Angola, Rosa Sobrinho, este acto marca o início do empoderamento da mulher, de modo particular a marítima.

A província do Cuanza Sul possui uma orla marítima de 178 Km lineares.

 

 





+