Captura de pescado no Uíge aumentou em mais 600 mil toneladas

     Economia           
  • Uige     Quarta, 19 Janeiro De 2022    11h17  
Amostra de pescado da lagoa do Ngolombe, província do Cuanza Norte
Amostra de pescado da lagoa do Ngolombe, província do Cuanza Norte
Cedida

Uíge – Setecentas e 71 mil 725 toneladas de pescado foram capturadas, no ano transacto, na província do Uíge, um aumento de 643 mil 345 toneladas, em relação a 2020.

Do total capturado, entre cacusso, bagre e carpa, 692 mil 454 toneladas foram obtidas pela pesca artesanal e 79 mil 271 na aquicultura, com o envolvimento de mil 495 pescadores artesanais e oito cooperativas.  

Em declarações à ANGOP, esta quarta-feira, o chefe do departamento provincial de Pescas do Uíge, José Kupessa, salientou que a intensificação da actividade piscatória esteve na base do aumento das capturas, depois de algumas restrições, em 2020. 

José Kupessa informou que os municípios do Uíge, Bungo, Puri, Damba, Quimbele e Maquela do Zombo são as localidades  com o maior registo de tanques para a prática da aquicultura.

Apesar do aumento dos níveis de captura e da produção de cacusso e bagre, revelou que se prevê implementar, este ano, 450 novos projectos de aquicultura, para acrescer aos 377 já existentes na região.

Apontou a escassez de redes de pesca, anzóis, ração de peixe e de um centro de reprodução de alevinos, como as principais dificuldades enfrentadas pelos pescadores e aquicultores da região.





+