Carrinhas de apoio à agricultura começam a escoar em Agosto

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 26 Maio De 2021    19h01  
Banana, uma das frutas mais cultivadas em Angola (ilustração)
Banana, uma das frutas mais cultivadas em Angola (ilustração)
Cedida

Luanda – O Governo angolano perspectiva distribuir, na primeira quinzena de Agosto, as 500 carrinhas aos operadores de transportes de mercadorias,  para o escoamento de produtos do campo para os centros de consumo, anunciou esta quarta-feira, em Luanda, o director nacional do Comércio e Desenvolvimento Rural, Allan Varela.

No âmbito do Plano de Apoio aos Operadores de Transportes de Mercadorias do Comércio Rural, 38 concorrentes nacionais e internacionais candidataram-se, até ao momento, ao concurso público para aquisição das 500 viaturas que servirão o Estado Angolano, mormente a actividade agrícola.

O período de apresentação das respectivas candidaturas, iniciado no dia 1 deste mês, abrange também empresas interessadas na aquisição de serviços de Gestão de Frotas, por GPS, estando inscritos até hoje 22 concorrentes, num processo que termina às 23h59` desta quarta-feira, segundo Allan Varela.

Ao falar em conferência de imprensa sobre o processo de apresentação de candidaturas ao referido concurso, o director nacional fez saber que, na primeira fase, as carrinhas destinar-se-ão às províncias do Cuanza Sul, Cuanza Norte, Malanje, Benguela, Bié, Namibe e Huambo, que beneficiarão de 33 viaturas cada.

Paralelamente às sete primeiras províncias, Luanda receberá 47 carrinhas, Huíla e Uíge 31 cada, enquanto as restantes províncias beneficiarão de 20, em processo contínuo.

Na ocasião, Allan Varela justificou a escolha dos beneficiários primários com, entre outros critérios, o potencial e capacidade agrícola de cada região seleccionada, assim como a dificuldade de mobilidade entre o campo e as cidades, depois do diagnóstico feito no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural.

Sem quantificar os produtos que se tem deteriorado em vários campos agrícolas do país, o director nacional afirmou que a entrada em acção das 500 viaturas permitirá mitigar os desperdícios da produção nacional.

“(……) O plano do executivo também contempla a reabilitação das principais vias para o escoamento dos produtos. Só a província do Bié, por exemplo, vai recuperar perto de 900 quilómetros de estradas, entre vias secundárias e terciárias”, adiantou, tendo em atenção o estado degradado das vias de acesso aos campos agrícolas.

Vencedores conhecidos em leilão

Na ocasião, o director nacional anunciou, para o dia 8 de Junho próximo, a realização de um leilão para a selecção do ou dos potenciais compradores das respectivas viaturas, enquanto para os serviços de Gestão de Frotas, por GPS, acontecerá no dia 9 do mesmo mês, como forma de se garantir a transparência do processo.

Após o término da fase de apresentação de candidaturas, explicou o gestor público, os dois leilões serão realizados pelo critério invertido, assente em propostas economicamente viáveis para a efectivação da compra e posterior entrega ao Estado para a sua distribuição às províncias.

Conforme o interlocutor, a partir desta quinta-feira (dia 27 de Maio) até 7 de Junho o período estará reservado a elaboração de actas, relatórios preliminares, bem como de eventuais esclarecimentos e recepção de reclamações sobre o processo de apresentação de candidaturas.

A distribuição das viaturas enquadra-se no Plano de Acção aprovado pelo Decreto Presidencial nº 19/21, de 20 de Janeiro, alinhado com o Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural.

Entretanto, os operadores interessados às carrinhas, entre pessoas singulares ou cooperativas, terão um período de quatro anos para o reembolso do valor de aquisição, através de um depósito mensal de 200 mil kwanzas ao Estado.

No total, os beneficiários irão pagar nove milhões e 600 mil kwanzas, durante os quatro anos, beneficiando de uma bonificação do Governo angolano, que vai adquirir as viaturas ao preço de até Kz 40 milhões por cada. Estes meios serão de tipologia 4×4, com 115 a 135 cavalos e capacidade de 6.5 toneladas.





+