Catoca poupa 200 milhões de USD em custos operacionais

     Economia           
  • Lunda Sul     Segunda, 21 Dezembro De 2020    16h00  
Diamantes produzidos em Angola
Diamantes produzidos em Angola
Pedro Parente

Saurimo – Duzentos e 60 milhões de dólares norte-americanos é o valor que a Sociedade Mineira da Catoca na Lunda Sul poupou, em 11 meses, em custos operacionais, quando se previa gastar mais de 350 milhões de dólares, revelou hoje, segunda-feira, o seu director geral, Benedito Manuel.

Em declarações à ANGOP, o responsável informou que devido às restrições impostas pelo Decreto Presidencial face à Covid-19 houve redução nos gastos com a  aquisição de material, gastos gerais e dispensa de 30 % da força de trabalho, fruto de um plano de contingência adoptado.

Benedito Manuel explicou que a diminuição dos custos operacionais contribuiu na acumulação de receita abaixo de Janeiro a Novembro, na ordem de 310 milhões de dólares. Adianta que se não fosse à pandemia, a receita seria de 567 milhões de dólares, ao preço médio de 90.3 dólares por quilates do diamante.

Conforme o responsável,  em termos de massa mineira, no plano inicial de contingência, previa-se a extracção de 14 milhões 720 mil metros cúbicos, mas a tendência actual aponta que, até finais de Dezembro do ano em curso, se extraia nove milhões 890 mil metros cúbicos contra os seis milhões e 220 mil em 2019.

De acordo com Benedito Manuel, estava previsto uma recuperação na ordem de sete milhões 420 mil quilates, no plano inicial, mas devido as actuais condições, a empresa prevê, até finais de Dezembro, reaver seis milhões 490 mil quilates.

Apesar da pandemia da Covid-19 e não se ter comercializado diamantes, no período de Abril a Setembro, adiantou que  a empresa usou das reservas para o pagamento de salários, impostos, tarefas de responsabilidade social e sem despedir nenhum funcionário.

Emprego

Em relação aos  30% dos funcionários dispensados, informou que mantenhem  o vínculo e recebem salários completos. Havendo, ainda melhorias salariais para funcionários com um bom desempenho e tempo de serviço. Foi recrutado mais um grupo, que irá entrar em acção em 2021, substituindo os reformados por idade e tempo de serviço.

Catoca controla 2.339 trabalhadores directos com contrato de trabalho, 80% recrutamento local, sendo 2.226 sexo masculino e 113 mulheres, entre angolanos  e expatriados.

Garante ainda três mil empregos indirectos com relação jurídica laboral das empresas terciarizadas, que prestam serviços a Catoca.

Perspectiva/2021

A perspectiva em termos de receita para o ano/2021 será maior, dependendo da evolução da pandemia, caso abrande e volte a normalidade, naturalmente haverá mais abertura dos mercados internacionais.

Em 2019, a Sociedade Mineira de Catoca, que iniciou a explorar a sua mina em 1997, produziu 7 milhões, 466 mil, 147 quilates de diamantes, que lhe permitiram uma facturação de 804,2 milhões de dólares norte-americanos.

A Sociedade Mineira de Catoca é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia) e Lev Leviev International – LLI (China).

Catoca é a quarta maior mina do Mundo explorado a céu aberto e a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos. Trata  em média 1.335 toneladas/hora de minério, cerca de 10.6 milhões de toneladas/ano com uma recuperação de 98,9%.

 

 

 

 





+