Catoca revê em baixa produção de diamantes

     Economia           
  • Lunda Norte     Quinta, 12 Agosto De 2021    17h40  
Director geral da Sociedade Mineira de Catoca, Benedito Manuel
Director geral da Sociedade Mineira de Catoca, Benedito Manuel
João Wassamba

Dundo - As previsões dos níveis de produção de diamantes na mina de Catoca, localizada na província da Lunda Sul, para este ano, estão a quem das expectativas, devido às limitações e/ou restrições impostas pela pandemia da Covid-19, revelou hoje o director-geral da empresa, Benedito Manuel.

Este ano, a maior mina de diamantes de Angola está a funcionar apenas com uma central de tratamento, o que diminui o volume de minério tratado de seis milhões de toneladas para quatro milhões e 800 mil - uma baixa de um milhão e 200 toneladas de minério em relação ao exercício de 2020.

O gestor, que prestou esta informação à margem da reunião de balanço do subsector dos diamantes, explicou que não há condições para alojar muitas pessoas na vila de Catoca por conta da Covid-19.

 “ Com a força de trabalho que temos disponível só podemos operar com uma central de tratamento e somos obrigados a paralisar a outra, estando assim, limitados na capacidade de tratamento de minério e dificilmente atingiremos cinco milhões de toneladas como havia no período pré-covid”, aclarou.

Sem avançar dados comparativos, considerou de positivas as receitas arrecadas no primeiro semestre deste ano, que rondam os 390 milhões de dólares norte-americanos, fruto do aumento do preço do diamante por quilate.

Informou que o mercado registou um aumento no preço de diamantes de 110 dólares por quilates, em Janeiro, para os actuais 129,2 dólares norte-americanos.

Com 75 por cento dos diamantes angolanos, a Sociedade Mineira de Catoca, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia) e Lev Leviev International – LLI (China), é hoje a quarta maior mina do Mundo explorando a céu aberto.

O início da sua exploração mineira foi a 11 de Fevereiro de 1997, e hoje Catoca, com tecnologias de ponta, produz cerca de oito milhões de quilates/ano.

Tem uma extracção média de 10 milhões de toneladas de minério e 11 milhões de metros cúbicos de estéril, movimentando perto de 18 milhões de metros cúbicos de massa mineira.

Trata, em média, 1.335 toneladas/hora de minério, cerca de 10.6 milhões de toneladas/ano, com uma recuperação de 98,9 por cento de quilates.

Catoca é responsável por cerca de 90 por cento da produção de diamantes de Angola, maior empregador privado da Lunda Sul e parceiro económico e social do governo local.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+