Catoca supera ruptura do sistema de drenagem da bacia de rejeitados

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 03 Setembro De 2021    23h39  
Tubo do sistema de drenagem da bacia de rejeitados da Catoca
Tubo do sistema de drenagem da bacia de rejeitados da Catoca
Emitódio Muarilo

Luanda - A ruptura do tubo de drenagem que garante a segurança da estrutura em época chuvosa na bacia de rejeitados, em Catoca, Lunda Sul, encontra-se superada e garante melhoria significativa na qualidade da água.

Segundo uma nota de imprensa, a que Angop teve acesso esta sexta-feira, a sociedade Mineira de Catoca  indica que a  situação, ocorrido no dia 27 de Julho deste ano, provocou vazamento de rejeitado, causando concentração de areia misturada com água.

Refere o informe que registou ainda  turbidez no rio Lova e adjacentes, o que mereceu pronta resposta da Sociedade Mineira.

''De imediato despoletou-se um conjunto de mecanismos com vista a protecção do meio ambiente, com destaque para a colmatação da fuga na tubagem a partir da praia, bem como iniciou-se a construção de dois diques para a filtragem das partículas em suspensão, o que permitiu a passagem de água clara para o curso dos rios adjacentes'', assevera o documento.

A nota  faz saber que  foi igualmente realizado um levantamento no sentido de aferir o impacto sobre o meio ambiente e aos aglomerados populacionais, tendo concluído que a situação registada não representava risco de vida para as populações.

“Para reduzir o impacto sobre a vida das populações ao redor dos rios afectados, em consequência da turbidez da água, a Sociedade Mineira de Catoca procederá o apoio directo às povoações com cestas básicas”, espelha o documento.

Conforme a nota, a Sociedade Mineira de Catoca mantém firme o seu propósito de responsabilidade sócio ambiental, pugnando sempre pelas boas práticas de gestão de projectos mineiros, respeitando o Código Mineiro, a Lei de Base do Ambiente e todas as Leis complementares.

Através dos programas responsabilidade social, a Catoca apoia milhares de famílias com acções no domínio da educação, saúde, desenvolvimento económico por via da promoção à agricultura e piscicultura, bem como através dos quatro programas sociais estratégicos, recentemente criados, nomeadamente,“Aluno Catoca”, “Crédito à Mulher Rural” , “Catoca Académico” e “Jovem Empreendedor Catoca”.

Localizada na província da Lunda Sul, a Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 75% da produção de diamantes do país, é a empresa que mais gera empregos no sector privado da província.





+