Cazenga arrecada mais de 400 milhões Kwanzas em receitas fiscais

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 22 Dezembro De 2021    10h01  
Fachada do Centro de Formacão Profissional do Cazenga
Fachada do Centro de Formacão Profissional do Cazenga
ANGOP

Luanda - A administração municipal do Cazenga, em Luanda, arrecadou em receitas fiscais, durante o ano de 2021, quatrocentos e trinta e quatro milhões, 361 mil, 633 Kwanzas e 98 cêntimos ( 434.361.633.98) para a Conta Única do Tesouro.

Comparativamente ao ano de 2020, em que foram arrecadados trezentos e trinta milhões, 380 mil, 372 Kwanzas e nove cêntimos ( 330.380.372.09), houve um aumento de mais de cento e quatro milhões de Kwanzas ( 104 milhões ).

Os dados foram divulgados, na noite de terça-feira, pelo administrador municipal do Cazenga Tomás Bica, durante a cerimónia de balanço das actividades desenvolvidas pela administração no ano prestes a terminar.

Segundo o responsável, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, a administração teve um orçamento de 300 milhões de Kwanzas , correspondentes a 25 milhões por mês.

Parte deste valor foi investido no sector da saúde, especialmente no programa de cuidados primários de saúde, compra de medicamentos, materiais gastáveis, reagentes, reabilitação de dois centros médicos e apoio aos postos de auto rendimento da COVID-19.

Foram alocadas verbas, segundo Tomás Bica, na reabilitação da escola de referência do Cariango (Tala hadi) e a construção do muro de vedação da escola " Elisio Costa" (Kalawenda).

No domínio da Acção Social, foram adquiridos Kits de Food Yeto ( fogareiros), recauchutagens, moagens, motas de duas e três rodas, maquinas de gelado, cestas básicas, entre outros bens para os ex-militares.

No Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com um orçamento global de mais de catorze mil milhões de kwanzas (14 mil milhões de KZ), foram criados 25 projectos, nove dos quais concluídos, 11 em curso, uma obra embargada e quatro empreendimentos em concurso público.

Ainda no âmbito do PIIM, o sector da educação teve 12 projectos, sendo a construção de 11 escolas e a aquisição de oito mil  carteiras, que permitiu enquadramento de três mil 940 crianças no ensino geral.

A requalificação das bacias de retenção de águas residuais Tio Quimbundo, Tio Mabululu e a aquisição de kits de saneamento, a construção de uma esquadra policial no Kalawenda e inauguração de quadra polidesportiva no Tala Hadi, são entre outros os  projectos executados.

O PIIM e os parceiros sociais permitiram a empregabilidade de forma directa de 118 jovens do município do Cazenga.

 





+