Cazenga lança serviços de pagamento de impostos

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 06 Fevereiro De 2023    13h43  
Lançamento dos serviços de pagamento de imposto no Cazenga
Lançamento dos serviços de pagamento de imposto no Cazenga
MArcos Caetano-ANGOP

Luanda - A Administração do Cazenga procedeu esta segunda-feira, em Luanda, ao lançamento dos serviços de pagamento de impostos Predial, Industrial, Selo, Renda e de Rendimento de Trabalho, no âmbito da desconcentração administrativa. 

Na ocasião, o administrador municipal do Cazenga, Tomás Bica Mumbundo, disse que, quanto maior for a arrecadação, a receita será elevada para a municipalidade.

Explicou que 70 porcento do que será arrecadado reverterá a Administração local, sendo um recurso financeiro que necessitam para continuar a melhorar a qualidade de vida dos munícipes, no concernente a construção e reabilitação de escolas, estradas, hospitais e postos policiais.

Acrescentou que trabalharam arduamente com a Agência Geral Tributária (AGT), para que os serviços fossem municipalizados, com vista a maior aproximação com a população.

Lembrou que a circunscrição que dirige já emite títulos de terrenos, pelo que nesta ordem de ideia os munícipes devem solicitar cada um os títulos e registar os imóveis. 

Cazenga tem duas urbanizações, Calawenda e Marcone, cujas rendas resoluveis podem ser pagas na administração municipal ou nos respectivos distritos urbanos. 

"O Cazenga tem uma zona de comércio intensivo, principalmente no bairro do Hoji Ya Henda, onde contam com  mais de cinco mil agentes económicos, cujo processo de cadastramento continua", finalizou.

Por seu turno, o secretário dos comerciantes do Hoji Ya Henda, onde a maioria é do oeste africano, Hamidou Camara, elogiou a iniciativa da proximidade destes serviços de cobrança de impostos, porque anteriormente eram obrigados a se deslocarem até a Terceira Repartição Fiscal.

O contribuinte espera não enfrentar problemas técnicos no Cazenga, porque vão aproveitar fazer o pagamento dos quatro impostos mais frequentes, nomeadamente de selo, rendimento de trabalho, predial e industrial.

Cazenga é um dos nove municípios que constituem a província de Luanda. É limitado a oeste pelo município de Luanda, a norte com o município de Cacuaco, a leste com o município de Viana e a sul com o município de Kilamba Kiaxi.

O município tem uma população estimada em dois milhões de habitantes  e uma área territorial de 41,2 quilómetros quadrados.





Notícias de Interesse

+