Censo/2024: Actualização cartográfica expande-se para mais seis províncias

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 18 Maio De 2023    21h56  
Governo cria condições para o terceiro censo da população do país
Governo cria condições para o terceiro censo da população do país
José Cachiva

O processo de actualização cartográfica, que já está praticamente concluído em Luanda, vai abranger mais seis províncias, que também vão albergar o “Censo Piloto” programado para 19 de Julho de 2023, a par da capital do país.

Segundo o porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernany Pena Luís, nos próximos dias, a actualização cartográfica vai abranger, concretamente, as províncias do Cunene, Bié, Uíge, Bengo, Cuando Cubango e da Lunda-Norte. 

Em declarações à imprensa, no final da quarta reunião da respectiva Comissão, realizada esta quinta-feira, em Luanda, o responsável assegurou que as condições técnicas e humanas estão a ser acauteladas, com vista a concretização do Censo Piloto nas sete províncias seleccionadas, na data prevista.  

Com a finalidade de rever a malha delimitada, antes da implementação do último censo, o processo de actualização cartográfica também vai abranger as restantes províncias que, igualmente, serão alvos do Censo Geral da População e Habitação em 2024. 

Conforme a fonte, para essa empreitada prevê-se o envolvimento de mais 500 cartógrafos a nível nacional, para além de digitalizadores, motoristas, entre outros técnicos.  

Segundo o porta-voz, o Censo/2024 será, essencialmente, tecnológico, através do uso de tablets, e apoiado pelas infra-estruturas dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), que servirão para a recolha de dados, em todo território nacional.  

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), estima-se que no Censo/2024 se venha registar mais de 34 milhões de pessoas, em todo o país, contra os 25 milhões 789 mil e 24 habitantes registados no Censo/2014. 

Quanto à quarta reunião da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024, Hernany Pena Luís sublinhou que o encontro serviu para avaliar as condições técnicas, tecnológicas e de mobilidade das sete províncias (14 municípios) que vão albergar o Censo Piloto, programado para 19 de Julho de 2023. 

Para além disso, afirmou, o encontro passou, igualmente, em revista o grau de execução das tarefas incumbidas ao grupo técnico, nas últimas reuniões, sendo satisfatório o engajamento dos profissionais envolvidos, com um aproveitamento de cerca de 98 por cento. 

Coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, a Comissão é composta pelos ministros da Economia e Planeamento, Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, do Interior, das Finanças, da Justiça e dos Direitos Humanos, da Administração do Território, Educação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, dos Transportes, e das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.  

O Censo/2024 vai ser o terceiro da história do país, o primeiro foi realizado em 1970, cinco anos antes da Independência de Angola. QCB/PPA



Tags



Notícias de Interesse

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

Múltiplas crises ensombram Dia de África

Sábado, 25 Maio De 2024   00h01

+