Censo 2024: Assistentes técnicos provinciais do país iniciam formação

     Economia           
  • Huambo     Segunda, 22 Abril De 2024    18h03  
Início da formação dos Assistentes Técnicos provinciais do Censo 2024
Início da formação dos Assistentes Técnicos provinciais do Censo 2024
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – Trinta e três assistentes técnicos das 18 províncias do país iniciaram, esta segunda-feira, no Huambo, uma formação sobre o processo de recolha de informações censitárias, no quadro da preparação do Censo Geral da População e Habitação 2024.

Com a duração de 15 dias, serão abordadas matérias sobre noções gerais do censo, administração e finanças, despesas correntes, logista e secretariado, mobilização e publicidade, logística e operações, código de conduta, análise e difusão, inquérito de cobertura e técnicas de entrevistas.

Até 8 de Maio próximo, serão, igualmente, capacitados sobre o processamento de dados, metodologia e formação, estrutura do questionário, simulação de entrevistas, estratégia de campo, cartografia e trabalho de campo.

Na ocasião, o coordenador do Grupo Técnico de Apoio a Comissão Multissectorial do Censo 2024, José Calengi, considerou a acção formativa dirigida aos assistentes técnicos das 18 províncias do país, uma das etapas mais importantes da preparação do processo censitário.

Referiu que a qualidade do processo da formação deve ser proporcional à recolha da informação quantitativa e qualitativa, para que a actividade decorra ao nível desejado, que depende, em grande medida, do empenho dos formandos.

Por seu turno, o coordenador adjunto da Comissão de Apoio a realização do Censo 2024 na província do Huambo, Elmano Francisco, disse que o país, no geral, está mobilizado para o êxito do processo considerado complexo a todos os níveis.

Afirmou que o processo censitário só terá o sucesso desejado se houver aposta na formação, na medida em que, para além da contagem da população, dever-se-á saber, igualmente, sobre a quantidade das habitação, de modo a ajudar o país a definir as melhores políticas de investimentos públicos.

Com início previsto para 19 de Julho próximo em todo país, o Censo Geral da População e Habitação será realizado sob o lema “Juntos contamos por Angola”.

Participaram, igualmente, da abertura da formação, os membros do grupo técnico provincial e municipal do Huambo.

O Censo Geral da População e Habitação 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, enquanto o segundo decorreu em 2014.

O processo vai permitir saber, com precisão, o número de habitantes no país, quantos homens, mulheres, crianças e idosos, onde vivem e como vivem, para melhor planificação e a distribuição de serviços essenciais aos angolanos. ZZN/JSV/ALH





+