Censo Piloto envolve 70 recenseadores no Cunene

     Economia           
  • Cunene     Terça, 25 Julho De 2023    18h59  
Director do INE no Cunene, José Jacinto
Director do INE no Cunene, José Jacinto
José Cachiva-ANGOP

Ondjiva - Setenta recenseadores estão a assegurar a operacionalização do Censo Piloto/2023, na província do Cunene, anunciou, esta terça-feira, o director do Instituto Nacional de Estatística (INE) na região, José Pedro Jacinto.

Em declarações à ANGOP, o responsável referiu que a fase experimental, em curso desde o dia 19 do corrente mês, conta com 53 recenseadores na comuna de Ombala yo Mungo (Ombadja) e 17 no Mukulongodjo (Cuvelai).

A par dos recenseadores, disse que o processo conta com um assistente técnico provincial, dois municipais e igual número para assistentes comunais, assim como nove locais dos dois municípios seleccionados.

O responsável assegurou estarem criadas todas as condições de transporte, técnicas e logísticas, que vão facilitar aos agentes censitários a desdobrar-se a nível das diferentes comunidades.

Durante essa fase, esclareceu, será realizado o ensaio das condições operacionais, para auferir o nível de prontidão do pessoal e de todos os procedimentos associados à implementação operativa, logística, técnica e organizativa, com vista o êxito do censo geral, a decorrer em 2024.

Nesta senda, pediu a colaboração da população e dos agregados a ser receptíveis aos técnicos e prestar informações verdadeiras para que os dados sejam fiáveis e reflictam a realidade da província.

Entretanto, essa fase experimental da operação estatística vai decorrer durante um mês em sete províncias, nomeadamente no Bengo, Bié, Cuando Cubango, Cunene, Luanda, Lunda Norte e Uíge, bem como em 14 municípios previamente seleccionados.FI/LHE/BA





+