Centralidade de Cazengo conta com mais duas mil moradias

     Economia           
  • Cuanza Norte     Terça, 20 Fevereiro De 2024    11h07  
Visita do ministro das obras públicas a centralidade de ndalatando
Visita do ministro das obras públicas a centralidade de ndalatando
Diniz Simão-ANGOP

Dondo - Mais duas mil residências serão construídas na centralidade de Cazengo, província do Cuanza Norte, para colmatar o défice habitacional na região,  informou o governador provincial, João Diogo Gaspar.

A construção das referidas residências fazem parte da segunda fase do projecto enquadrado na Estratégia Nacional de Habitação da Presidência da República.

Conforme o governador, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a construção de duas mil novas moradias para aumentar as infra-estruturas na centralidade de Cazengo.

João Diogo Gaspar, que falava  à imprensa no final de semana, a propósito da visita  do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação,Carlos Alberto dos Santos, esclareceu que a conclusão dos primeiros 212 apartamentos, prevista para Outubro deste ano, vai reduzir a necessidade de residências na província.

Em construção desde 2018, a primeira fase do projecto prevê a construção de 14 edifícios de quatro pisos cada, num total de 212 apartamentos da tipologia T3 e T2.

Com prazo de conclusão inicialmente previsto para 18 meses, as obras da centralidade de Cazengo tiveram muitas paragens por constrangimentos financeiros.As obras, a cargo da empresa JONCE, registam, actualmente, um grau de execução física de 56 por cento.

Está concluída a estrutura de alvenária e decorrem os trabalhos de instalação hidráulica e eléctrica na parte interior dos edifícios, assim como no revestimento exterior.

A empreitada, que foi reajustada financeiramente na ordem de 50 por cento do valor inicial, para compensar a tendência inflacionária dos preços dos materiais de construção, está orçada em 12 mil milhões, 250 milhões e 869 mil Kwanzas.

Asfaltagem da via de acesso à Massangano

 

Quanto à asfaltagem da via de acesso à Massangano, o governador João Diogo Gaspar considerou que trará vantagens económicas e turísticas para a região.

"O facto de Massangano ser uma comuna histórica, a asfaltagem da via vai atrair muitos turistas e religiosos e impulsionar o desenvolvimento da região", salientou.

Massangano é um dos principais pontos turísticos e históricos da província do Cuanza-Norte.

Entre os monumentos históricos existentes na comuna de Massangano destaca-se a igreja de Nossa Senhora das Vitória, erguida no século XVI, a fortaleza de Massangano, o túmulo do capitão português, Paulo Dias de Novais, a praça dos escravos, a antiga câmara de reclusão, entre outras infra-estruturas. EFM/IMA/ASS





+