Centralidade de Saurimo com 95 porcento de execução física

     Economia           
  • Lunda Sul     Sexta, 23 Fevereiro De 2024    12h51  
Obras da centralidade de Saurimo
Obras da centralidade de Saurimo
João Wassamba

Saurimo - A centralidade de Saurimo (Lunda-Sul), está com uma execução física na ordem dos 95 porcentos, faltando apenas por concluir aspectos técnicos da empreitada, informou, esta sexta-feira, o ministro da Construção e Obras Públicas, Carlos Santos.

Em declarações à imprensa, o ministro referiu que a empreitada teve um progresso grande prevendo-se a entrega para o mês de Julho, do ano em curso.

Adiantou que estão construídos os 212 fogos habitacionais, lojas e outras infra-estruturas, estando a ser finalizada a parte eléctrica e canalização de água, que terá  a duração de cerca de três meses.

Anunciou para breve o arranque da segunda fase da centralidade de Saurimo, que neste momento já foi autorizada pelo Executivo, e que vai comportar mil e 400 fogos habitacionais, com tipologia T3,  escolas, postos médicos e infra-estruturas de apoio.

"Já foi assinado o contrato com a empresa responsável pela construção, faltando apenas tirar o visto de fiscalização preventiva do Tribunal de Contas para o inicio das obras", salientou.

Estradas

O ministro da Construção e Obras Públicas, Carlos Santos, fez saber que as obras na EN 230, no troço Malanje/Saurimo terminam em Março.

Acrescentou que já estão a ser feitos trabalhos no troço Cachilo/Dalatando (Cuanza Norte) e que constitui prioridade reabilitar, igualmente a estrada Saurimo/Muconda, uma via vital para trocas comerciais.

Ravinas

O ministro da Construção e Obras Públicas, Carlos Santos, mostrou-se preocupado com a progressão de algumas ravinas na Lunda-Sul, considerando importante a intervenção nos municípios de Dala e Cacolo, por existirem ravinas de grandes proporções.

Durante a visita de 12 horas na província, o ministro Carlos Santos, acompanhado pelo vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Cláudio Pemessa, constatou as obras da EN 240, no troço Muconda/Biula e Cazage e a ravina da sede municipal do Muconda.QB/JW/ASS

 





+