Centro de Emprego medeia mais de dois mil postos no Lubango e Quilengues

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 22 Fevereiro De 2021    23h49  
Huila: Produção de sementes do Grupo Jardins da Yoba
Huila: Produção de sementes do Grupo Jardins da Yoba
Morais Silva

Lubango – Dois mil 439 jovens, de 17.679 inscritos no Centro de Emprego, afecto ao Instituto de Formação Profissional (INEFOP) da Huíla, foram inseridos no mercado de trabalho, desde 2016, em distintas empresas privadas dos municípios do Lubango e Quilengues.

Deste número, 1.438 são homens e 1001 mulheres, inseridos na construção civil, motorista, canalização, electricidade, mecânica, caixa comercial, contabilidade, geologia, auxiliar de limpeza, farmácia, enfermagem, carpintaria e culinária.

 

Em relação ao igual período anterior houve um aumento de 1.654 empregos criados, acções que contam com a mediação do Centro de Emprego, cujos beneficiários estão na casa dos 25 e 50 anos de idade.

 

Em declarações hoje, segunda-feira à ANGOP, o director do Centro de Emprego, Joaquim Amândio Tchissuale, que prestou a informação, o sector continua a desenvolver visitas no intuito de estabelecer parcerias junto das empresas públicas e privadas, para inserir mais jovens capacitados no mercado de trabalho.

 

Ainda assim admitiu que não tem sido fácil o contacto com alguns grupos empresariais locais para o estabelecimento de parcerias que levem o centro de emprego a encaminhar jovens formados às empresas, de acordo com as necessidades de cada uma delas.

 

Sublinhou que esses serviços são gratuitos, tanto para candidatos, assim como para entidades empregadorasm pelo que não se justifica tanta resistência de empresas em manter laços com o Centro de Emprego.

Neste período a instituição encaminhou ainda para o Centro de Formação Profissional, 2.270 jovens para obtenção de cursos profissionais nas áreas de cozinha, pastelaria, informática, electricidade, mecânica, assim como mesa e bar.

 

 

Para além do Lubango e Quilengues, o Centro de Emprego começou nesse âmbito a mediar empregos nos municípios da Humpata, Matala e Chibia.

 

 

 





+