Cerâmica Prémio da Paz focada no mercado zambiano e congolês

     Economia           
  • Bié     Quinta, 23 Novembro De 2023    18h30  
Operários da cerâmica prémio da paz
Operários da cerâmica prémio da paz
Leonardo Castro - ANGOP

Catabola – A Cerâmica Prémio da Paz, afecta às Forças Armadas Angolanas (FAA), localizada na comuna da Chipeta, município de Catabola, na província do Bié, prepara-se para produzir trinta mil tijolos por dia, o que vai permitir exportar também para as Repúblicas da Zâmbia e Congo Democrático, já a partir do próximo ano.

Já a nível nacional, perspectiva-se a comercialização nas províncias do Huambo, Moxico e Cuando Cubango.   

A informação foi avançada à ANGOP, pelo director-geral da fábrica, José Daniel Kavinhanha, no âmbito do Dia Nacional da Indústria, assinalado esta quinta-feira.

Para o efeito, conta desde 2018 com duas linhas de produção de grande escala, sendo uma para produção de tijolos e outra para o fabrico de telhas e abobadilhas, pratos e chávenas, onde se prevê uma produção diária de cinco mil unidades de cada.

Os equipamentos estão todos já montados, de acordo com José Daniel Kavinhanha.

Neste momento, por exemplo, já arrancou os primeiros testes, cujos resultados são satisfatórios, que apontam uma produção diária de cinco mil tijolos, capacidade inicialmente prevista, aquando da sua criação, em 2011.

Nesta primeira fase, os trabalhos são assegurados por 76 operários, 19 funcionários contratados e dois técnicos expatriados.

O plano de exportação do material será, fundamentalmente para Zâmbia e Congo Democrático, através do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Cerindústria do Cuito reduz produção

Uma outra cerâmica, afecta ao grupo Orquídea, localizada na comuna do Cunje, na cidade do Cuito, em funcionamento desde 2020, viu-se obrigada a reduzir os níveis de produção de 11 mil 880 para sete mil 920 tijolos por dia, por causa das constantes avarias das máquinas, o que obrigou a baixar a velocidade dos motores.

Ainda assim, o administrador dessa unidade, Vasco Silva, mostrou-se satisfeito com a procura dos seus produtos, fundamentalmente de compradores vindos também do Huambo, Cuando Cubango e Moxico.   

Neste momento, esta unidade está vocacionada apenas ao fabrico de tijolos do tipo 09, 11, 15 e 20, de acordo com o responsável.

Adiantou haver previsão para o início da produção de telhas.

Até ao momento, esta unidade fabril gerou emprego directo a 40 jovens.

A província do Bié dispõe de 443 unidades fabris, desde metalúrgicas, madeireiras, moageiras, panificadoras, serralharias entre outras.

Esses números foram avançados pelo chefe de Departamento de Fomento Empresarial, Gilberto Quintas, no acto provincial das comemorações do 47º aniversário do Dia Nacional da Indústria, decorrido no município de Catabola.

Nesta conformidade, convidou os demais empresários a investirem mais na província, em função das potencialidades existentes na região.

No encontro, foram discutidos temas ligados à implementação de infra-estruturas de energia, água e estradas, para atracção de promotores industriais na província, bem como as potencialidades agrícolas, para o fomento da indústria transformadora.

No âmbito da efeméride, visitou-se, em Catabola, os projectos de investimento público e privado que visam alavancar o desenvolvimento industrial, como a subestação eléctrica em construção, fazenda agro-pecuária e a cerâmica prémio da paz.LB/PLB





+