CFB implementa cartões electrónicos

     Economia           
  • Moxico     Terça, 27 Julho De 2021    14h30  
Troço onde composição composição descarrilou está sem manutenção faz tempo (Arquivo)
Troço onde composição composição descarrilou está sem manutenção faz tempo (Arquivo)
Kinda Kyungu

Luena – O Caminho de Ferro de Benguela (CFB) implementou os serviços de cartões electrónicos, com vista a facilitar o processo de pagamento aos passageiros que viajam a bordo do comboio expresso especial entre Lobito-Luena e vice-versa.

Em declarações hoje à ANGOP, aquando da chegada ao Luena do comboio expresso especial vindo do Lobito, o porta-voz do CFB, António Ungulo, disse que o referido serviço facilita os passageiros a efectuar o carregamento dos cartões com valores monetários e utilizá-los sempre que desejarem viajar.

“Após a obtenção do cartão, o passageiro realiza o número de viagens de acordo com o carregamento que efectuar, sem preocupar-se fazer pagamentos do bilhete durante um determinado período”, esclareceu.

Segundo o responsável, este é um serviço que está a ser ensaiado com perspectivas de se implementar nos outros comboios.

Quanto à chegada do comboio expresso especial ao Luena, por volta das 10 horas, com um atraso de 7 horas do previsto, disse que correspondeu com as expectativas dos passageiros, não obstante a demora causada devido à realização de testes de Covid19 nas estações.

Disse que nesta primeira viagem, o comboio, que conta com oito carruagens do tipo camarote, transportou 110 passageiros, dos 144 da sua capacidade.

Em relação aos preços dos bilhetes, disse que a empresa não prevê fazer qualquer aumento, continuando a cobrar seis mil e 500 kwanzas para o troço Lobito/Huambo, Kz oito mil do Lobito ao Kuito (Bié) e 15 mil e 350 kwanzas do Lobito ao Luena (Moxico).

Partindo da estação do Huambo até ao Kuito, o CFB vai cobrar cinco mil kwanzas, do Huambo para o Luena Kz 12 mil e 350, enquanto, do Kuito para o Luena, o bilhete vai custar Kz dez mil e 850.

Na ocasião, os passageiros João Alberto e Albertina Cassoma destacaram o conforto encontrado no interior do comboio, aliado às paisagens observadas ao longo da viagem.

Os comboios terão duas frequências semanais, sendo uma a segunda-feira e o retorno a quarta-feira, escalando apenas as estações do Huambo, Kuito e Luena.





+