Chipindo tem primeira agência bancária em 52 anos

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 28 Março De 2022    16h13  
Huíla: Agência do BIC no Chipindo
Huíla: Agência do BIC no Chipindo
José Filipe

Chipindo -  Duzentos mil dólares norte-americanos foram investidos pelo Banco Internacional de Crédito (BIC) na abertura de um balcão no município de Chipindo, a 456 quilómetros a Norte do Lubango, província da Huíla.

Trata-se da primeira agência bancária desde altura em foi elevado à categoria de município, em 07 de Setembro de 1970.

A inauguração do empreendimento aberto hoje, segunda-feira, criou seis postos de trabalho, número que vai aumentar com o lançamento em breve de novos serviços para uma população de 82 mil 542 habitantes, conforme projecções do Instituto Nacional de Estatísticas para este ano, que tem como base o Censo 2014.

Falando à imprensa, a margem da actividade, o presidente da Comissão Executiva (PCE) do BIC, Hugo Teles, disse que o Banco passa assim a contar com 236 agências no país.

Disse tratar-se de uma resposta a solicitações feitas pelas autoridades, pois toda operação financeira era a até então feita na província do Huambo, a cerca de 80 quilómetros e com todos os riscos.

Admitiu ser um investimento que vai potenciar e alavancar o desenvolvimento económico local, através de negócios com as empresas que pretendam investir na região, para além de depósitos e levantamentos, as pessoas terão acesso ao crédito.

Chipindo é um município que dispõe de importantes reservas em ouro, estando actualmente duas empresas a explorar o minério desde 2021.





+