Degradação das vias atrasa obras do PIIM no Cacolo

     Economia           
  • Lunda Sul     Sábado, 09 Março De 2024    09h55  
1 / 2
Administração do Cacolo reúne com empreiteiros
Administração do Cacolo reúne com empreiteiros
João Wassamba
2 / 2
Luís Domingos, Administrador Municipal do Cacolo
Luís Domingos, Administrador Municipal do Cacolo
João Wassamba-ANGOP

Cacolo – O mau estado das vias de acesso ao município do Cacolo, província da Lunda-Sul, tem contribuído para o atraso da conclusão das obras do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Para além da degradação das vias, as constantes chuvas na região também influenciam o andamento das obras no município que dista a 141 quilómetros da sede de Saurimo e possui uma extensão territorial de 15 mil e 402 quilómetros quadrados.

Os constrangimentos foram manifestados, na sexta-feira, pelos empreiteiros que prestam serviços na região, durante um encontro com o administrador municipal de Cacolo, Luís Domingos, destinado a constatar o grau de execução das obras.

Segundo os empreiteiros, as principais dificuldades prendem-se com à aquisição do material e sua transportação, principalmente na via da comuna do Alto Chicapa e Xassengue.

Elizer Mucende, um dos empreiteiros que está a construir uma escola na comuna do Cucumbi, referiu que apesar das vias de acesso e das chuvas, envidam-se esforços para uma evolução positiva das obras.

Por seu turno, o administrador municipal de Cacolo, Luís Domingos, apelou aos representantes das empresas a serem mais responsáveis e céleres, para a entrega das obras aos beneficiários no tempo estipulado.

Lembrou que muitas das obras estão pagas a 100 porcento.

No quadro do PIIM, o Cacolo beneficiou de 11 projectos, seis dos quais já colocados ao serviço dos cidadãos, faltando quatro projectos por concluir, com um custo de um bilhão 96 milhões 766 mil 859 Kwanzas, que criaram 202 postos de trabalhos directos.

Estão em falta uma escola de sete salas de aulas na comuna do Alto-Chicapa, hospital municipal, residência dos enfermeiros (comuna do Cucumbi) e os 115 quilómetros da estrada que liga Cacolo/Alto-Chicapa, esta última paralisada.

Lançado em Junho de 2019, o PIIM é uma iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, e tem como objectivo materializar acções de investimentos públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento e de Actividades Básicas.

Este plano visa, também, aumentar a autonomia dos 164 municípios do país, no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, deste modo, aumentar a qualidade de vida das populações, em todo o território nacional.

O valor total do PIIM é de dois mil milhões de dólares, provenientes do Fundo Soberano.

O município do Cacolo tem mais de 36 mil 185 habitantes que se dedicam, essencialmente, à agricultura e ao comércio informal. JW/OHA





+