Fortcampo prevê exportação de produtos agrícolas do Moxico

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 31 Março De 2023    22h03  
Exposição de produtos agrícolas
Exposição de produtos agrícolas
Kinda Kyungu - ANGOP

Luena – A Fortcampo, uma empresa de direito angolano, inaugurada, esta sexta-feira, no Luena, província do Moxico, poderá transformar e exportar produtos agrícolas nacionais para os mercados estrangeiros.

Para além da transformação, o referido estabeleciemento, localizado no bairro Aço, arredores do Luena, vai igualmente comercializar alimentos do campo produzidos localmente e inputs agrícolas.

Falando à imprensa, um dos sócios  da Firma, Alberto Mucanda, disse que entre os produtos do campo a serem transformados consta a couve, tomate, repolho, banana, ananás, ginguba, batata doce e rena, inhame, frutos silvestres, fertilizantes, inseticidas e outros.

De acordo com o investidor, a firma criou parcerias com empresas e cooperativas nacionais e internacionais, nomeadamente zambianas, americanas e namibianas, para auxliarem na transfomação e exportação dos produtos.

“Este momento temos na loja, produtos já transformados de forma orgânica como sumo de massambala, ananás e ginguenga, banana seca, e outros, dando assim resposta ao programa do governo que visa diversificar a economia nacional”, acrescentou.

Por sua vez, o fazendeiro Cesar Cawango valorizou a iniciativa do projecto, sustentando que poderá facilitar as empresas loais na venda dos produtos agrícolas, evitando a deterioração no campo.

Já o administrador municipal do Moxico, Horácio Sachamuaha, disse que a operacionalização desta organização surge num momento em que a região se tem destacado no aumento da produção agrícola.

A FortCampo, constituída em 2021, é uma empresa de direito angolano, sedeada na província do Moxico, com personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira. AP/TC/YD

 

 

 

 

 





+