Mbanza Kongo – Há quase duas semanas que o balcão do Banco de Comércio e Indústria (BCI) em Mbanza Kongo, província do Zaire, está sem sistema, situação que deixa agastados os clientes desta instituição financeira na região.
Perante esta realidade, alguns clientes estão a percorrer 60 quilómetros até à comuna fronteiriça do Luvo, onde existe um outro balcão operacional do BCI.
Avelino Santos Gomes, professor, disse que com a avaria no sistema do único balcão do BCI na cidade de Mbanza Kongo está privado do seu salário referente ao mês de Novembro.
“Estou a contrair dívidas, mesmo com o meu salário de Novembro disponível no BCI”, lamentou.
A fonte aponta o balcão do Luvo como alternativa, embora considerar ser oneroso a viagem para àquela comuna, devido ao preço do bilhete de passagem de ida e volta avaliado em seis mil kwanzas.
Castelo Mawete, também docente, disse ser recorrente a quebra do sinal no balcão do BCI em Mbanza Kongo, pelo que já pensa abrir conta numa outra agência bancária.
Quem também se mostra agastada com a situação é a comerciante Maria Ana, de 30 anos, que está impedida de reforçar o stock dos produtos, por dificuldades nas transacções bancárias.
Por sua vez, Meyitondelwa Nlandu, enfermeiro, alegou estar a passar fome junto com a sua família, pelas mesmas razões, queixando-se, também, da falta de cartões multi-caixas no BCI em Mbanza Kongo.
A situação acontece numa altura em que o BCI encerrou, recentemente, o segundo balcão de atendimento que detinha nesta cidade.
Uma fonte do BCI que preferiu não ser identificada explicou que técnicos desta instituição estão a trabalhar para a reposição do sistema nos próximos dias.