Clientes realizam 338 milhões de operações com Multicaixa Express

     Economia           
  • Luanda     Terça, 19 Abril De 2022    19h22  
Caixa Automática, um dos serviços da EMIS
Caixa Automática, um dos serviços da EMIS
Francisco Miúdo

Luanda – O Multicaixa Express – canal de operações financeiras por telefone, atingiu 338 milhões de operações ao movimentar 4,9 mil milhões de kwanzas no ano 2021, tornando-se o mais expressivo comparando com os Caixas Automáticos e Terminais de Pagamentos Automáticos.

Nos Caixas Automáticos, vulgo Multicaixas, foram realizadas, no ano transacto, 373 milhões de operações, movimentando mais de 6,8 mil milhões de kwanzas (Kz), ao passo que nos Terminais de Pagamentos Automático realizou-se 308 milhões de operações e movimentos de 4,3 mil milhões de kwanzas.

A rede Multicaixa tem hoje cerca de 3 200 Caixas Automático e mais de 140 mil Terminais de Pagamento Automático, distribuídos por todo o território nacional.

Agrega mais de 500 mil utentes do canal MCX Express e assume o compromisso de manter o crescimento da rede para atingir a total desmaterialização dos pagamentos.

Esses dados foram fornecidos hoje pela EMIS – Empresa Interbancária de Serviços, por ocasião do20º aniversário da Rede Multicaixa, que se assinalou nessa segunda-feira, 18 de Abril. A rede entrou em funcionamento em 2002.

Segundo a EMIS, a rede começou por emitir os primeiros cartões de débito Multicaixa e por instalar os primeiros Caixas Automático para possibilitar a oferta de serviços mais básicos como a dispensação de dinheiro e funcionou como alavanca no processo de digitalização dos pagamentos em Angola.

Sobre a história dos seus serviços, a empresa explica, numa nota de imprensa, que a necessidade de dinamização dos pagamentos electrónicos acelerou a introdução das transferências bancárias, a implementação dos pagamentos de serviço e carregamentos, que permitiu aos operadores de comunicações electrónicas disponibilizassem os seus serviços na rede.

Realça também que a aceitação e confiança na rede Multicaixa traduziu-se no seu crescimento e com isso a oferta de serviços modernos e inovadores, disponibilizando inúmeras funcionalidades como levantamentos de numerário, transferências bancárias, pagamentos de serviço, pagamentos ao Estado e outros pagamentos como a conta de consumo de água e de energia eléctrica, com um registo de mais de 90 milhões de operações por mês.

 





+