CM aprova regulamento sobre agências de viagens e turismo

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 31 Janeiro De 2024    13h52  
Além da indústria agroalimentar, os empresários dos EAU têm interesse no turismo
Além da indústria agroalimentar, os empresários dos EAU têm interesse no turismo
Morais Silva

Luanda – Um regulamento sobre licenciamento e exercício da actividade das Agências de Viagens e Turismo foi aprovado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo Conselho de Ministros (CM).

Segundo o comunicado final da sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, a aprovação do documento tem como objectivo tornar o sector mais atractivo, diminuindo a intervenção do Estado em matérias da competência exclusiva dos operadores turísticos.

Ao mesmo tempo, refere a nota, visa implementar um sistema de acompanhamento das suas actividades, de forma a permitir a materialização dos princípios estabelecidos na legislação competente em vigor.

O regulamento, ora aprovado, exclui a exigência de realização de um capital mínimo para abertura das agências de viagens e permite que outras actividades sejam desenvolvidas no mesmo estabelecimento, desde que autorizadas pela entidade responsável pelo turismo.

PESCAS

No domínio das pescas, o Conselho de Ministros aprovou as medidas de Gestão das Pescarias Marinhas, da Pesca Continental, da Aquicultura e do Sal, para o Ano de 2024, tendo em conta a necessidade de se ajustar a capacidade das capturas ao potencial disponível dos recursos biológicos aquáticos e da aquicultura.

AIPEX

Ainda hoje, o Conselho de Ministros aprovou o memorando entre a Agência de Investimento Privado e Promoções das Exportações (AIPEX) de Angola e a Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas (ICE), através do escritório para a promoção de intercâmbios da embaixada da Itália em Angola.


O instrumento em referência  visa estabelecer uma estrutura coordenada para promoção e atracção de investimentos, bem como a promoção das exportações, criando-se, desta forma, as premissas para  potencializar o desenvolvimento e a expansão do comércio e do investimento nas economias de ambos países. PA/AC





+