Cobrança do IVM no Bengo rende mais de 25 milhões de Kwanzas

     Economia           
  • Bengo     Terça, 23 Janeiro De 2024    14h19  
Chefe de Cadastro e Arrecadação de Receitas da Repartição Fiscal de Caxito, Adão Sebastião Ngangula
Chefe de Cadastro e Arrecadação de Receitas da Repartição Fiscal de Caxito, Adão Sebastião Ngangula
Mário Francisco-ANGOP

Caxito – Vinte e cinco milhões e 60 mil Kwanzas foram arrecadados, em 2023,  pela Repartição Fiscal de Caxito, província do Bengo, com a cobrança do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM).

Esse valor representa um aumento de 273,2 por cento comparativamente ao período anterior em que foram colectados seis milhões 714 mil Kwanzas, informou à ANGOP, o chefe de cadastro e arrecadação de receitas da Repartição Fiscal de Caxito, Adão Sebastião Ngangula. 

Contribuíram para a arrecadação deste valor as acções de sensibilização presencial e electrónica e a mudança de consciência dos contribuintes.

Segundo o responsável, a possibilidade do pagamento não presencial do IVM também tem estado a permitir que mais proprietários de veículos motorizados façam a sua contribuição, evitando multas e juros por incumprimento.

Lembrou que os detentores de veículos motorizados que se encontram inoperantes devem também efectuar o pagamento do  IVM, pois este  imposto incide sob a titularidade do bem, contrariamente à antiga taxa de circulação, que incidia sobre a utilização da via pública.

Este ano, a  repartição fiscal de Caxito pretende atingir o valor de 31 milhões de Kwanzas com a cobrança do imposto.

Por isso, está a reforçar as acções de sensibilização no Panguila, centralidade do Capari e Caxito. CJ/IF 





+