Comércio aprimora criação da entidade reguladora de preços

     Economia           
  • Luanda     Terça, 02 Março De 2021    22h26  
Venda de presentes para o dia dos namorados
Venda de presentes para o dia dos namorados
Pedro Parente

Luanda - O Ministério da Indústria e do Comércio, através da Direcção Nacional do Comércio Interno (DNCI), está a preparar uma proposta para a criação,  em breve, de uma instituição reguladora de preços nesse sector, soube hoje a ANGOP de fonte ministerial.

Entretanto,  essa medida adotada pelo MINDCOM vai dar resposta à lacuna deixada pela extinção do IPREC - Instituto de Preços e da Concorrência, antes afecto ao Ministério das Finanças, cujas atribuições foram absorvidas pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC). 

O assunto, segundo apurou-se, foi abordado nesta segunda-feira, 1 de Março, na reunião do Conselho de Direcção do MINDCOM, orientada pelo titular da pasta, Victor Fernandes. 

As   questões que têm a ver com a resolução directa de conflitos de consumo, que resultem de decisões de empresas ou das condições de venda acordadas entre estas e os consumidores, quer de questões relacionadas com os serviços pós-venda, facturação ou pagamento, precisam de uma entidade reguladora. 

Nesta fase embrionária do projecto da criação do Regulador de Preços no sector do Comércio, os técnicos do INADEC- Instituto Nacional de Defesa do consumidor (que também viu as suas competências reduzidas) e da ANIESA- Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar e outras  restantes direcções do Mindcom, passaram a integrar o grupo de trabalhos para a elaboração da proposta para a criação da referida  entidade. 

 





+