Governante pede instalação de câmaras de conservação de produtos em feiras agrícolas

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 23 Junho De 2021    19h40  
MASFAMU, Faustina Alves
MASFAMU, Faustina Alves
Rosário dos Santos

Malanje - O Secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, pediu hoje, quarta-feira, aos governos provinciais para instalarem câmaras de conservação de produtos agrícolas e pecuários em feiras, com vista a amenizar os desperdícios da produção dos expositores.

Sem enumerar os produtos que se têm estragado em feiras realizadas no país, o responsável disse ser importante que se dê atenção a este problema, tendo em conta que legumes, tubérculos e hortícolas com prazos de pouca validade, acabam por deteriorar-se devido a falta destes equipamentos.

“Vamos articular com os governos provinciais sobretudo com os gabinetes económicos integrados, para que nos próximos eventos tenham estas infra-estruturas à volta, e para que os expositores agrícolas não se sintam lesados e os seus excedentes sejam conservados”, rematou.

O responsável que falava no âmbito da Expo-Malanje, aberta hoje, considerou ser fundamental que haja igualmente um convénio para a compra dos excedentes dos produtos em feiras, por formas a ajudar os expositores.

Por outro lado, fez saber que o Programa Integrado de desenvolvimento do Comércio Rural em curso no país está a dar bons resultados, uma vez que a realização de feiras do campo, o 1º Congresso Internacional da Mandioca, a distribuição de carrinhas aos agentes económicos, entre outros fazem parte deste projecto.

Sobre o escoamento da produção agrícola para os grandes centros de consumo, Amadeu Nunes, realçou que o problema será ultrapassado ainda este ano, com a distribuição de 500 carrinhas aos agentes económicos.

A Expo-Malanje conta com participação de 90 expositores nacionais dos ramos da agricultura, turismo, comércio, cultura, inovação e tecnologia e visa divulgar as potencialidades de Malanje no domínio económico, bem como estabelecer parcerias entre empresas de várias partes do país.

O evento decorrerá em simultâneo com o primeiro Congresso Internacional da Mandioca, numa co-promoção do Ministério da Indústria e Comércio e do Governo Provincial de Malanje, visando promover a cadeia de valor do tubérculo e dos seus derivados.

O Congresso terá participação de especialistas da Nigéria e do Brasil - grandes produtores de mandioca do mundo, para a promoção de trocas de experiências.

A I edição da Expo-Malanje aconteceu em 2019 sob a organização da Eventos Arena, empresa responsável pelos aspectos organizativos.  

 





+