Concluídas cinco barragens de retenção de água no Curoca

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 20 Março De 2024    22h57  
1 / 2
Barragens de retenção de água no Curoca/Cunene
Barragens de retenção de água no Curoca/Cunene
DR
2 / 2
Barragens de retenção de água no Curoca/Cunene
Barragens de retenção de água no Curoca/Cunene
DR

Ondjiva - Cinco das oitos barragens de retenção de água, em construção no município do Curoca, província do Cunene, já estão concluídas, beneficiando, actualmente, cinco mil e 779 famílias de diferentes comunidades rurais.

As infra-estruturas, orçadas 48 milhões 219 mil e 325 dólares norte-americanos, enquadram-se no lote 8 dos projectos estruturantes de combate aos efeitos da seca na margem direita do rio Cunene, prevendo apoiar 11 mil e 608 famílias residentes ao longo destes perímetros.

A informação foi prestada esta quarta-feira pelo responsável da empreitada Francisco Octávio, referindo que as infra-estruturas hidráulicas têm capacidade para armazenar entre 18 e 52 milhões e 67 mil metros cúbicos de água.

Segundo a fonte, a conclusão das restantes barragens, em construção nas localidades de Opupa II, Onunabambadi e katchavali, até Outubro do presente ano, apresentam um grau de execução física na ordem dos 50 a 60 por cento.

Em termo de empregabilidade, disse que o projecto garantiu a criação de 700 postos de trabalho direito.

Por seu turno, o administrador municipal do Curoca, Domingos Taby, disse que, para além do benefício às populações, as barragens estão a garantir água a 147 mil cabeças de gado, assim como a criação de pequenas hortas, dando mais segurança hídrica à prática da agricultura irrigada e o abeberamento de gado.

“As populações deixaram de percorrer  longas distâncias, trazendo um alívio para as comunidades que durante anos enfrentavam problemas de acesso de água para o consumo”, sustentou.

Lembrou que, em 2019, cinco mil e 203 cabeças morreram nessas áreas, por falta de água e pasto, deixando as populações enfrentar graves problemas de seca.

Consignado em Julho de 2022, o denominado Projecto Cunene 8 corresponde aos lotes 7, 8 e 9 e enquadra-se no Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA).

O mesmo tem como base fundamental as obras de construção da Barragem da Cova do Leão, que contará com um volume útil estimado em 25,2 milhões de metros cúbicos, 17 metros de altura do barramento, quatro metros de largura na crista e 844 metros de comprimento.

Inclui, igualmente, a construção de uma conduta de 98 quilómetros para beneficiar as populações dos municípios da Cahama e Curoca, os mais afectados pela seca.

O programa Cunene 8 prevê abastecer cerca de 240 mil pessoas e mais de 30 mil cabeças de gado, bem como às 17 mil ligações domiciliares, mais de 250 chafarizes, irrigação de uma área aproximada de 75 hectares e garantir mais de 1 400 empregos directos. FI/LHE/QCB





+