Concurso para privatização de terminais do Porto do Lobito em breve

     Economia           
  • Benguela     Terça, 09 Fevereiro De 2021    21h20  

Lobito - O concurso internacional para privatização dos terminais do Porto do Lobito, na província de Benguela, será lançado entre Maio e Junho deste ano, afirmou hoje, terça-feira, o secretário de estado dos transportes, Carlos Borges.

Falando à imprensa, no final da visita à empresa portuária, adiantou que neste momento estão a ser preparadas as condições de base, através de visitas no terreno para auscultar e perceber as preocupações locais, para serem levadas a consideração do Executivo.

 “O Estado quer empresas credíveis, sólidas, com know how e capacidade de investimentos, que possam trazer também outros agentes para o mercado nacional”, afirmou, fazendo referência ao perfil dos concorrentes.

O governante revelou ainda que já há diversas empresas interessadas no concurso, apesar de não avançar nomes.

Na sua agenda de trabalho, Carlos Borges apreciou, junto ao Presidente do Conselho de Administração do Porto, Celso Rosas, o orçamento portuário para 2021, o plano de ordenamento portuário e as linhas de orientação estratégicas para a empresa.

Disse que, o Plano de orçamento portuário é um instrumento importante para definir o perímetro de actuação do Porto, de modo a gerir as receitas. A falta de harmonização deste plano penaliza a jurisdição da empresa.

“Temos de fazer uma gestão rigorosa dos recursos e se estes não existirem, há a obrigação de racionalizar os custos e reaproveitar os meios existentes, de maneira a garantir que os investimentos sejam definitivamente rentabilizados”, realçou.

Na ocasião, o secretário testemunhou o lançamento de uma lancha recuperada pelos técnicos da empresa que estava inoperante há onze anos, segundo o chefe de departamento marítimo, Ernesto Muato.

Esta lancha, com o nome de “Calotrigo”, será utilizada para o transporte de pilotos para embarque e desembarque nos navios, bem como nas manobras de amarração dos cabos no cais e outras, feitas pelos marinheiros.

 

 





Notícias de Interesse

+