“Conecta Angola” chega à comuna do Sombo

     Economia           
  • Lunda Sul     Quarta, 18 Outubro De 2023    14h42  
Conecta Angola, uma das plataformas do Angosat-2
Conecta Angola, uma das plataformas do Angosat-2
Pedro Parente-ANGOP

Saurimo – A comuna do Sombo, município de Saurimo, província da Lunda Sul, começou esta quarta-feira, a beneficiar dos serviços de telecomunicações, através do “ Conecta Angola”, um projecto do Governo angolano que surge por meio do uso do satélite angolano -Angosat-2.

A comuna do Sombo, dista a 170 quilómetros da sede capital (Saurimo) e conta com uma população estimada em mais de três mil 613 habitantes, distribuídos em 14 aldeias.

A comuna do Sombo não dispõe de uma rede de telefonia móvel.

Na ocasião, a autoridade do Sombo, o regedor Muancandolo, disse que este é um momento de muita alegria dos cidadãos desta localidade, tendo solicitado que os esforços não parem só pela instalação destes serviços.

Já a administradora comunal do Sombo, Fernanda Mingas, disse que a comuna que dirige agora está ligada ao mundo, através deste serviço “Conecta Angola”, o que vai garantir com que as populações se comuniquem com as suas famílias, bem como a facilitação na procura dos serviços administrativos.

Por sua vez, o administrador municipal de Saurimo, Adérito Cahanga, destacou que a chegada do Conecta Angola nesta localidade vai trazer desenvolvimento para a comuna, facilitando assim a comunicação e entretenimento da juventude.

“Os serviços de internet servirão, igualmente, para apoiar o Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), a nível do município.

Dados do Gabinete dos Registos e Modernização Administrativa, dá conta que nos próximos dias será instalada no município do Muriege (Muconda) e seguirão as outras comunas.

O Conecta Angola serve para reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das pessoas nestas regiões, levando internet as áreas remotas e carentes.

Também garante que todas as comunidades, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso a internet e possam beneficiar-se das vantagens oferecidas pela conectividade digital.

Para além disso, os serviços gerados por essa plataforma servem de oportunidade para às Pequenas e Médias Empresas (PME) e outros empreendedores nacionais a criarem soluções de negócio no mercado espacial, a partir da exploração do Angosat-2.QB/JW/PPA





Notícias de Interesse

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

Múltiplas crises ensombram Dia de África

Sábado, 25 Maio De 2024   00h01

+