“Conecta Angola” chega à segunda comuna do país

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 09 Outubro De 2023    18h29  
Conecta Angola, uma das plataformas do Angosat-2
Conecta Angola, uma das plataformas do Angosat-2
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – A comuna de Canzar, município de Cambulo, província da Lunda Norte, é a segunda localidade de Angola a beneficiar dos serviços de telecomunicações, através do “Conecta Angola”, um projecto do Governo angolano que surge por meio do uso do Angosat-2.

A primeira conectividade digital para esse município aconteceu esta segunda-feira, em Luanda, num acto orientado pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que interagiu, via vídeo chamada - Whatsapp, com o administrador comunal de Canzar,  António Cabuango.

Na ocasião, o administrador comunal destacou que a chegada do Conecta Angola nesta localidade representa uma mais-valia para os munícipes, com destaque para os alunos, que vão socorrer-se desta ferramenta para os seus estudos.

Adicionalmente, António Cabuango disse que os serviços de internet servirão, igualmente, para apoiar o Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), a nível do município.

Por sua vez, o ministro Mário Oliveira apelou às autoridades locais a criarem os mecanismos de segurança para proteger a respectiva infra-estrutura das constantes vandalizações que o país tem registado, nos últimos tempos.

Sublinhou que a expansão dos serviços de telecomunicação às zonas recônditas do país demonstra o empenho e o interesse do Executivo angolano na digitalização e organização administrativa de Angola, com vista à simplificação dos processos administrativos e inclusão digital.

Em declarações à imprensa, assegurou que o Conecta Angola irá chegar em todas as províncias do país, com destaque para a zona Leste e Sudeste, nos próximos meses.

Quanto ao actual estado do Angosat-2, lançado a 12 de Outubro de 2022, na Rússia, o ministro garantiu que o Satélite Angolano está operacional e disponível a oferecer serviços de telecomunicações a nível nacional e regional.

A título de exemplo, avançou que, na construção de uma estrada, o empreiteiro ou especialista encarregue da obra estará em condições de interagir com os demais intervenientes da empreitada, enviando dados em tempo real, independentemente da localidade.

“O surgimento do Conecta Angola é uma das provas mais evidentes que o Angosat-2 está ao serviço da nação angolana e das empresas que operam em Angola. Temos um conjunto de operadores nacionais que já prestam serviços de comunicação por via do Satélite Angolano, que está a funcionar com toda normalidade como qualquer satélite que opera no mundo”, assegurou.

A chegada dessa ferramenta em Canzar surge quatro meses depois deste serviço chegar na comuna do Belo Horizonte, município do Cunhinga, província Bié, em Junho último, constituindo-se numa das amostras dos benefícios do Angosat-2 (Satélite de Comunicações de Angola).

Com objectivo de levar o acesso à internet nas áreas remotas e carentes, o Conecta Angola serve para reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das pessoas nestas regiões.

Também garante que todas as comunidades, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso à internet e possam beneficiar-se das vantagens oferecidas pela conectividade digital.

Para além disso, os serviços gerados por essa plataforma servem de oportunidade para às Pequenas e Médias Empresas (PME) e outros empreendedores nacionais a criarem soluções de negócio no mercado espacial, a partir da exploração do Angosat-2. QCB/AC





+