Conferência sobre mineração em África abre hoje com presença angolana

     Economia           
  • Moxico     Segunda, 05 Fevereiro De 2024    07h51  
Abriu hoje a Indaba Mining
Abriu hoje a Indaba Mining
Yambeno Daniel - ANGOP

Cidade do Cabo (Do enviado especial) – “Abraçar o poder da disrupção positiva: um novo futuro ousado para a mineração africana” é o lema da 30ª edição da Conferência Internacional sobre Mineração em África, mundialmente conhecida por Mining Indaba, que se inicia, esta segunda-feira, na Cidade do Cabo, África do Sul.

A organização aguarda por mais de seis mil 500 delegados, incluindo presença angolana de 14 empresas do sub-sector diamantífero e não diamantífero, cuja missão é chefiada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo.

Espera-se que o chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, proceda à abertura da Mining Indaba, um evento que tem tentado acelerar o desenvolvimento da mineração, em África, após o cancelamento das edições de 2020 e 2021, devido à propagação da Covid-19.

Com presença de 14 empresas angolanas, o certame de periodicidade anual, que se dedica, exclusivamente, à capitalização e desenvolvimento de mineiros em África, vai apresentar caminhos para a gestão da transição dos minerais críticos e abraçar-se o poder da disrupção positiva que visa conduzir luzes sobre o futuro da mineração africana.

Visionários inovadores de todo o mundo, pelo menos de 100 países, vão analisar o rumo e a importância que a Mining Indaba desempenha, em três décadas, na conexão da comunidade global de mineração e perspectiva abrangente na formação da indústria de mineração africana.

Estará, igualmente em análise, através de poderosos networking, em três dias, as estratégias para a indústria petrolífera, commodities, energia, formação de parcerias nos vários domínios, assim como o impacto do sector dos minerais no “casamento” com o privado, bem como a transformação da matéria-prima para aumento do emprego, renda e desenvolvimento dos povos africanos.

Além disso, a Mining Indaba continua a apoiar a educação, desenvolvimento de carreira, desenvolvimento sustentável e outras causas importantes na África.

A Mining Indaba “devolve” esperanças às indústrias extractivas que vão se impondo num continente cheio de riquezas naturais e detentor de países com as maiores reservas de mineiros do mundo. YD/AC





+