Constituído núcleo da AJECO no Huambo

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 24 Junho De 2022    16h41  
Presidente de direcção da AJECO, João Joaquim
Presidente de direcção da AJECO, João Joaquim
Angop

Huambo – A associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO) criou, esta sexta-feira, no Huambo, um núcleo provincial que vai ajudar a estimular e a dinamizar as acções da organização nesta região do país.

O núcleo, o terceiro no país depois do Uige e Malange, tem na liderança a jornalista Victória de Fátima Quintas, das Edições Novembro.

No acto, orientado pelo presidente da AJECO, João Joaquim, foram ainda empossados os jornalistas João Gaspar Domingos Pedro (director da emissora local do Grupo Rádio Nacional de Angola), José Eduardo de Fátima Manuel (director do Centro de Produção da TPA) e Aurélio Janeiro Sacalei Soi (delegado da ANGOP) como consultores do recém-criado núcleo.

A propósito, o presidente da AJECO, João Joaquim, informou que a constituição do núcleo de jornalistas económicos no Huambo consta da dinâmica levada acabo pela organização, no quadro da implementação em todo país, com profissionais nacionais e estrangeiros residentes em Angola e de pessoas colectivas interessadas em promover, criar, incentivar e divulgar a informação económica

Segundo o responsável associativo, a implementação da representação no Huambo abre uma janela para uma maior divulgação das potencialidades económicas desta região do Planalto Central do país, com foco no processo de diversificação da economia, bem como na atracção de investidores, turistas e demais cidadãos interessados no desenvolvimento da província.

João Joaquim considerou o jornalista económico como um instrumento fundamental na construção de pontes e plataformas de entendimento, entre os vários actores económicos e sociais, em prol do livre exercício da actividade ou da divulgação da teoria económica.

Lembrou que os desafios desses profissionais de comunicação social são enormes, com destaque para a responsabilidade de descodificar determinados conceitos técnicos, para informar com precisão a realidade económica de cada região, a todas as camadas sociais.

Nesta conformidade, aconselhou a direcção dos órgãos de comunicação social no sentido de promoverem mais conteúdos e programas informativos com temáticas económicas virados ao desenvolvimento socioeconómico.

Aos jornalistas, o responsável apelou para uma maior adesão aos seminários, promovidos por esta agremiação, com vista a estarem mais dotados em matérias económicas, para a prestação de informações precisas e concisas.

Já a responsável desta associação no Huambo, Victoria de Fátima Quintas, destacou entre as perspectivas, a sensibilização de mais filiados e a criação de parcerias com promotores económicos, com realce para as áreas da agricultura, pecuária e comercio.

À margem do acto, os jornalistas foram esclarecidos sobre “ Seguros e Fundos de pensões, numa palestra promovida em parceria com a Academia de Seguros e o Fundo de Pensões, que abordou aspectos relacionados com o seguro de vida, de morte, automóvel e de saúde, indemnização, responsabilidade civil e elementos de contrato formais e técnicos do contrato.

Instituída a 12 de Agosto de 1996, a Associação dos Jornalistas Económicos de Angola (AJECO), é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, apartidária e dotada de personalidade jurídica.





+