Consumidores recuperam mais de AKz 252 milhões

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 17 Dezembro De 2020    10h36  

Luanda - O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor ( Inadec) ajudou, este ano, os consumidores a recuperar 252,9 milhões de kwanzas (AKz) por via das acções de mediação e resolução de litígios.

Além do dinheiro, o Inadec apoiou na restituição de um Imóvel avaliado em 268 mil dólares, na  Urbanização Kutolola, e um outro avaliado em USD 30.7 milhões, pela Imogestin.

Ainda no domínio da defesa do consumidor, a empresa Auto Star  restituiu uma viatura avaliada em de AKz 26 milhões e a firma  HF Uniauto entregou a um cliente lesado uma viatura avaliada em seis milhões de kwanzas.

Essas acções do INADEC resultaram de quatro mil e 972 reclamações resolvidas, de um total de seis mil e 758 recebidas, 980 denúncias e 894 mediações em todo território nacional.

Este ano, os consumidores em litígio com a imobiliária Jefran, indica o Instituto, obtiveram também um ganho com a decisão do Tribunal de Luanda de apreensão do património da empresa para se poder pagar as dívidas.

Neste litígio, está em causa o incumprimento da imobiliária na entrega de casas aos consumidores com os quais firmou contratos.

Segundo o relatório de balanço das acções do Inadec realizadas em 2020 a que a ANGOP teve acesso hoje, o Estado encaixou, por via da sua contribuição, AKz 117.1 milhões.

Do total dos valores, cerca de 76.0 milhões de kwanzas foram arrecadados por via das repartições fiscais e Front Office e  41.1 milhões através do portal de serviços.

Para o Inadec, um dos grandes ganhos conquistados em 2020 foi a abertura de um call center de chamadas gratuitas, pois permitiu obter dados estatísticos rapidamente, a nível nacional, sobre reclamações e denúncias e prestar aconselhamento jurídico aos consumidores.

O Inadec é uma entidade pública criado pelo Estado angolano em 1997 para responder aos interesses dos consumidores.





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