Luanda - O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor ( Inadec) ajudou, este ano, os consumidores a recuperar 252,9 milhões de kwanzas (AKz) por via das acções de mediação e resolução de litígios.
Além do dinheiro, o Inadec apoiou na restituição de um Imóvel avaliado em 268 mil dólares, na Urbanização Kutolola, e um outro avaliado em USD 30.7 milhões, pela Imogestin.
Ainda no domínio da defesa do consumidor, a empresa Auto Star restituiu uma viatura avaliada em de AKz 26 milhões e a firma HF Uniauto entregou a um cliente lesado uma viatura avaliada em seis milhões de kwanzas.
Essas acções do INADEC resultaram de quatro mil e 972 reclamações resolvidas, de um total de seis mil e 758 recebidas, 980 denúncias e 894 mediações em todo território nacional.
Este ano, os consumidores em litígio com a imobiliária Jefran, indica o Instituto, obtiveram também um ganho com a decisão do Tribunal de Luanda de apreensão do património da empresa para se poder pagar as dívidas.
Neste litígio, está em causa o incumprimento da imobiliária na entrega de casas aos consumidores com os quais firmou contratos.
Segundo o relatório de balanço das acções do Inadec realizadas em 2020 a que a ANGOP teve acesso hoje, o Estado encaixou, por via da sua contribuição, AKz 117.1 milhões.
Do total dos valores, cerca de 76.0 milhões de kwanzas foram arrecadados por via das repartições fiscais e Front Office e 41.1 milhões através do portal de serviços.
Para o Inadec, um dos grandes ganhos conquistados em 2020 foi a abertura de um call center de chamadas gratuitas, pois permitiu obter dados estatísticos rapidamente, a nível nacional, sobre reclamações e denúncias e prestar aconselhamento jurídico aos consumidores.
O Inadec é uma entidade pública criado pelo Estado angolano em 1997 para responder aos interesses dos consumidores.