Contrato de partilha de petróleo entre Angola e RDC já vigora

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 21 Dezembro De 2023    22h44  
Angola e RDC assinam contracto de partilha de produção de petróleo
Angola e RDC assinam contracto de partilha de produção de petróleo
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda – Os Governos de Angola e da República Democrática do Congo (RDC) assinaram, esta quinta-feira, em Luanda, o Contrato de Partilha de Produção de Petróleo no Bloco 14/23, situado na Zona de Interesse Comum (ZIC), um acto histórico que surge 20 anos depois das negociações entre os dois países.

A assinatura do documento coube ao ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino de Azevedo, e ao ministro dos Hidrocarbonetos da RDC, Didier Ntubuanga, bem como aos representantes das empresas empreiteiras que vão operar nesse campo petrolífero.

Com esse instrumento jurídico, a ZIC, criada em 2007, passa a ser operada pela Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiária da Chevron em Angola, com uma participação de 31%, enquanto a Azule Energy, BP e ENI (20%), em ‘joint-venture’, ETU Energias (20%), GALP (9%), Sonangol (10%) e a Sonahydroc SA (10%) são os consórcios deste bloco offshore.

Para o director-geral da Unidade de Negócios Estratégica da Chevron na África Austral, Billy Lacobie, o referido acordo é uma oportunidade para a petrolífera americana continuar a realizar parcerias com os governos locais e os seus associados, com a aplicação da capacidade de exploração e produção pioneira na indústria petrolífera.

Segundo o responsável, a empresa, como parceiro de longo prazo, continua comprometida em providenciar energia fiável, acessível e cada vez mais limpa, para beneficiar as pessoas e a região.

Ainda a propósito da assinatura do Contrato de Partilha de Produção de Petróleo no Bloco 14/23, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, considerou  o acto de extrema importância para o sector dos hidrocarbonetos dos dois países, em particular, e do continente africano, em geral.

De acordo com o governante, o acordo demonstra a concretização de um processo de negociação que decorreu há 20 anos, contando com o engajamento das autoridades governamentais de ambos os países.

“Não importa olharmos para o que correu menos bem ao longo destes anos, mas sim é necessário que olhemos para o presente e o futuro que se prevê ser bom para a economia de Angola e da RDC, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações”, sublinhou.

Acrescentou que a partilha de exploração petrolífera entre os dois países constitui-se num exemplo para demonstrar que é possível os governos africanos fazerem projectos conjuntos e, consequentemente, contribuírem para a coesão económica do continente ‘berço da humanidade’.

Por isso, almejou que os respectivos Governos e as empresas envolvidas trabalhem em conjunto para tirar melhor proveito da ZIC e compensar os esforços feitos até ao momento, fazendo uma produção de petróleo e gás sustentável que assenta na redução de gases na atmosfera.

Após o acto de assinatura desse acordo, o ministro Diamantino Azevedo avançou que o passo a seguir será a fase de pesquisa para avaliar o potencial petrolífero da Zona de Interesse Comum e prosseguir com o processo de produção, caso haja indicadores positivos de recursos minerais.

Por seu turno, o ministro dos Hidrocarbonetos da RDC, Didier Ntubuanga, enalteceu os esforços dos Chefes de Estado dos dois países e as empresas que aceitaram o desafio de assumir o risco de investimento na ZIC.

A cerimónia de assinatura do Contrato de Partilha de Produção de Petróleo na Zona Marítima de Interesse Comum entre Angola e a RDC foi testemunhado por diplomatas, investidores, entre outras individualidades.

Esse acto é sequência do acordo de governaça e gestão da ZIC, assinado pelos ministros dos dois países, a 13 de Julho de 2023, em Kinshasa, RDC.

Segundo esses acordos, os hidrocarbonetos existentes nessa zona serão partilhados entre os dois países de forma equitativa. QCB





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+