Cooperativas da Praia do Bebé recebem embarcações de pesca artesanal

     Economia           
  • Benguela     Sexta, 15 Março De 2024    19h35  
1 / 2
Cooperativas recebem embarcações para pesca artesanal
Cooperativas recebem embarcações para pesca artesanal
José Honório-ANGOP
2 / 2
Cooperativas recebem embarcações para pesca artesanal
Cooperativas recebem embarcações para pesca artesanal
José Honório-ANGOP

Catumbela – Duas cooperativas da comuna da Praia do Bebé, município da Catumbela, na província de Benguela, receberam, esta sexta-feira, pequenas embarcações a motor para impulsionar a pesca artesanal e fomentar o auto-emprego naquela comunidade.

Os meios, incluindo diversos artefactos de pesca, foram entregues no quadro das comemorações do 15 de Março, data do 63º aniversário da expansão da Luta Armada de Libertação Nacional, iniciada a 4 de Fevereiro de 1961 e que culminou com a independência, no dia 11 de Novembro de 1975.

As embarcações, cada uma com capacidade de transportar até três armadores e armazenar uma tonelada de pescado, destinam-se às cooperativas dos pescadores artesanais de ex-militares “Cavilo” e a das “Mulheres da Paz”, na comuna da Praia do Bebé.

Intervindo na ocasião, o administrador municipal adjunto para os Serviços Técnicos, Infra-estruturas e Comunitários da Catumbela, Arlindo Bonifácio, afirmou que os meios vão permitir às cooperativas desenvolverem a pesca artesanal em condições adequadas, como forma de estimular o auto-emprego e combater a fome e a pobreza.

Arlindo Bonifácio acredita que, com mais empregos e geração de renda, os associados terão condições de se auto-sustentar, criando oportunidades para retirar mais pessoas das estatísticas do desemprego.

Do mesmo modo, Arlindo Bonifácio aconselha as cooperativas a cuidarem dos meios, já que vão contribuir para minimizar as dificuldades sociais pelas quais passam os ex-militares e as senhoras agrupadas na cooperativa agro-pecuária “Mulheres da Paz”.

Combate à pobreza

Por seu lado, o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Jorge Damião Sapesse, destacou as políticas do Governo angolano tendentes ao reconhecimento desta classe social.

Assim, sublinhou a implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Fome e à Pobreza, que tem vindo a beneficiar os antigos combatentes não só com equipamentos de pesca, mas também agrícolas em várias comunidades vulneráveis.

Para Jorge Damião Sapesse, honrar os protagonistas do 15 de Março de 1961 passa por melhorar a difícil situação social e económica em que vivem muitos antigos combatentes.

Alegria

Manuel Facina, responsável da cooperativa de ex-militares “Cavilo”, aplaude o gesto do Governo, acrescentando que esta embarcação, por sinal a primeira recebida desde 2020, vai beneficiar directamente cerca de 100 pessoas, entre associados, órfãos e viúvas dos antigos combatentes.

“Esperamos mais de três anos e hoje chegou o nosso dia”, realçou, encorajando as autoridades a apoiarem cada vez mais os ex-militares, para deixarem de viver na penúria.

Opinião semelhante tem Angelina Jambela, líder da cooperativa Mulheres da Paz, constituída em 2023, para quem as 50 associadas abraçaram o desafio da pesca, a par da agropecuária, para diversificar as fontes de rendimento.

Para tal, assegurou que vão recrutar seis pescadores artesanais na Praia do Bebé para trabalharem na embarcação, enquanto a cooperativa fará a gestão e monitoria da actividade.

Segundo ela, esse gesto do Governo trouxe outro alento à cooperativa, porque vai ajudar a combater a fome e a pobreza nessa fase difícil. JH/CRB 

 





+