Antigos combatentes expõem produção no Cuvango

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 14 Março De 2022    16h22  
Huila: Vice Governadora visita feira de produtos agrícolas no Lubango
Huila: Vice Governadora visita feira de produtos agrícolas no Lubango
Morais Silva

Cuvngo – Seis cooperativas controladas pelo gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, na Huíla, expõem no município do Cuvango produtos alimentares diversos que elas mesmo produzem.

Trata-se de uma exposição que marca os festejos do 15 de Março, Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional, sob o lema: “15 de Março 1961 exaltemos os heróis da pátria”.

Na feira desta terça-feira os antigos combantes apresentam uma diversidade de cereais, hortícolas e frutas, para além de animais de acções de criação.

Falando hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, a directora do gabinete provincial do sector, Verónica Rito, afirmou que foram montadas 30 bancadas na perspectiva de promover a produção deles e mostrar uma outra forma de vencer a fome e a pobreza.

Reforçou que a actividade serve para incentivar mais antigos combatentes a filiarem-se em cooperativas e poderem produzir bens para o sustento e para o mercado.

Actualmente o gabinete provincial dos antigos combatentes e verbetarmos da pátria, na Huíla controla cinco mil 404 pensionistas.

Data de celebração nacional do 15 de Março recorda os acontecimentos de há 60 anos, quando compatriotas desencadearam uma vaga de ataques no Norte de Angola contra esquadras policiais, postos administrativos e fazendas de colonos portugueses que ali submetiam os angolanos a um regime de escravidão.

Os acontecimentos do 15 de Março de 1961 marcaram o alargamento de uma longa guerra subversiva contra o colonialismo português, iniciada a 4 de Fevereiro de 1961, que 14 anos depois culminou com a proclamação da Independência Nacional, no dia 11 de Novembro de 1975.

 





+